Search
Close this search box.

10/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Região
  • 1 ano após lançamento da pedra fundamental, IF recebe terreno para campus em São João Nepomuceno

1 ano após lançamento da pedra fundamental, IF recebe terreno para campus em São João Nepomuceno

Em 28 de junho de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou a pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) de São João Nepomuceno – a 65 quilômetros de Juiz de Fora.

Após um ano, foi concretizada a doação de um terreno, localizado na Fazenda Boa Vista e Nova. Os doadores, Rita de Cássia da Silva e Ernandes José da Silva – ex-prefeito da cidade –, assinaram o Termo de Doação do terreno no gabinete do Reitor do IF Sudeste MG, Valdir José da Silva, na manhã do dia 26 de junho de 2025. Eles também terão que arcar com todas as despesas relativas à transferência de propriedade do imóvel, incluindo impostos, emolumentos e demais custos.

A doação foi realizada após a abertura de um edital, em maio. Até então, a situação era a seguinte, descrita no próprio edital: “A prefeitura de São João Nepomuceno doou um prédio onde funciona a Escola Municipal Dr. Augusto Glória e que está localizado na Praça Treze de Maio, 602, no bairro Matriz. Com mais de 2500 m² construídos, o prédio possui salas de aulas, salas de apoio, espaço para gestão e para os docentes, refeitório, cantina, área de esporte e lazer, biblioteca, auditório, entre outros”.

“Mesmo com os espaços livres de construção e com os ambientes pré-existentes”, prossegue, “o imóvel não possui dimensão capaz de contemplar as necessidades do Campus, e sua estrutura atual torna difícil a construção de novos ambientes como salas de aula amplas, laboratórios, auditório, instalações para prática de esportes, setores administrativos, sala de professores, banheiros, espaço de convivência, dentre outras”.

O dimensionamento do terreno, as características da edificação e a fachada tombada como patrimônio histórico ainda impossibilitavam o atendimento às normas de acessibilidade, de acordo com o IF. “Foi verificada junto à prefeitura a possibilidade de doação de um terreno que possa atender às necessidades do Campus, mas de acordo com a gestão municipal, não há local disponível para este fim”. 

No anúncio da doação, o IF lembrou que o Campus São João Nepomuceno funciona, desde abril deste ano, apenas com o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Mulheres Mil. Ele acontece no prédio doado, onde ainda funciona uma creche, de acordo com moradores, e está previsto para durar até o mês que vem.

O reitor espera que “o instituto comece as obras na nova sede o mais rápido possível”, mas não foi detalhado quando isso acontecerá.

Baixos índices de desenvolvimento

O IF, por meio de estudos e reuniões com representantes da comunidade municipal, entende que o campus de São João Nepomuceno deverá atuar nos eixos de Gestão e Negócios; Produção Cultural e Design; e Informação e Comunicação. Os cursos que serão ofertados ainda serão definidos, entre a gestão do campus e servidores (docentes e TAEs) que possuem conhecimento nesses segmentos.

O instituto classifica como “preocupantes” os dados econômicos e educacionais da região imediata de São João Nepomuceno – Bicas, (composta pelas cidades de Bicas, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Senador Cortes). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estão abaixo da média estadual e o salário médio em 2021 era de 1,4 salário-mínimo.

São João Nepomuceno, com 25.565 habitantes, pelo último censo do IBGE, é considerado centro de referência para municípios vizinhos. Estudos realizados pelo IF Sudeste MG mostraram que a cidade possui 3.053 empresas, em diversos setores, sendo que o de vestuário coloca o município como um dos principais polos do segmento no estado. São 781 empresas no setor de vestuário, o que representa 25,5% das empresas de São João Nepomuceno e 0,6% das empresas do ramo de vestuário de toda Minas Gerais. 

(Foto: IF Sudeste MG / Divulgação)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lautaro, Walace e Gamarra de saída? Dirigente explica atuação do Cruzeiro no mercado

Lautaro Díaz, atacante do Cruzeiro, em treinamento na Toca da Raposa 2 (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)…

Agência Minas Gerais | Com exames gratuitos e reforço no investimento, Minas Gerais avança na saúde ocular 

Enxergar o mundo com nitidez é uma das formas mais essenciais de viver com autonomia…