Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.

32 mil clientes da Energisa foram afetados por colisões em postes

Além das festas julinas, o mês de julho é marcado por diversas exposições agropecuárias e eventos na região, isso sem contar que é período de férias. No entanto, esse clima festivo exige atenção redobrada no trânsito. Com o aumento do fluxo de veículos, especialmente à noite, e, muitas vezes, com o consumo de bebidas alcoólicas, os riscos de acidentes crescem — especialmente com estruturas elétricas.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

 

Em 2025, somente na região de Cataguases foram registrados 16 acidentes com postes. Isso representa 29% de todos os acidentes registrados na área de concessão da Energisa Minas Rio. Ao todo, a concessionária registrou 56 colisões durante o ano. Isso pode causar sérios transtornos, que vão desde a interrupção no fornecimento de energia elétrica até acidentes graves envolvendo motoristas, passageiros e pedestres. Por isso, é essencial dirigir com atenção e responsabilidade.

Mesmo assim, imprevistos podem acontecer. Nesses momentos, saber como agir com segurança é fundamental. A seguir, veja o que fazer em caso de colisão com um poste:
● Mantenha a calma e permaneça dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas.
● Caso não seja um ocupante do veículo, mantenha distância e informe às pessoas próximas sobre o risco de choque elétrico.
● Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 032 0196).
● Aguarde a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.
● Não toque no poste ou nos fios elétricos. Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida.

Ligações provisórias

Além dos cuidados para quem vai aproveitar o período festivo, a Energisa faz um alerta importante para aqueles que irão trabalhar durante os dias de festa. A primeira orientação é não fazer ligações clandestinas. Além de crime, oferece alto risco de acidente e pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia.

“Essas instalações são extremamente perigosas e podem causar curtos-circuitos, incêndios e até mesmo choques elétricos fatais. É essencial que todos utilizem apenas ligações regulares e seguras,” alerta Valtair Teodoro, gerente de manutenção da Energisa Minas Rio.

Se precisar fazer qualquer tipo de instalação elétrica na parte interna, a orientação é procurar um profissional qualificado para realizar o serviço. Para os clientes que desejam esse tipo atendimento que envolva a rede de distribuição da Energisa, o ideal é que a solicitação seja feita junto à concessionária com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O mesmo vale para outros eventos públicos como exposições e shows.

Segurança nos detalhes

A decoração também requer cuidados especiais. Prefira:
☞ Extensões e tomadas de boa qualidade, que reduzam o risco de curtos-circuitos.
☞ Materiais resistentes ao fogo, principalmente próximos a fogueiras ou fogos de artifício.
☞ Lâmpadas LED, que são mais eficientes e seguras.
☞ Ambientes livres de obstáculos, para garantir rotas de saída livres em caso de emergência.

OUTRAS NOTÍCIAS
Mais de 21 mil residências são faturadas pela média, diz Energisa

Número de identificação de clientes da Energisa será atualizado

Fonte e foto: Energisa Minas Rio

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Oruam se pronuncia após ser indiciado: “O sistema é racista”

Mauro Davi Nepomuceno, o rapper Oruam, se pronunciou após a Justiça do Rio de Janeiro…

Caritas Internationalis: “Atrocidades em Gaza devem acabar”

Alistair Dutton, secretário-geral do organismo humanitário da Santa Sé, pede o fim imediato “dos bombardeios”…

Cientistas desenvolvem 1º tratamento contra HTLV, vírus “primo” do HIV

Pesquisadores australianos testam o primeiro tratamento preventivo contra o HTLV-1, vírus que atinge cerca de…