Search
Close this search box.

06/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • 5 cuidados com alimentação de quem deseja engravidar

5 cuidados com alimentação de quem deseja engravidar


Uma alimentação balanceada favorece a fertilidade Imagem: Caftor | Shutterstock

Uma alimentação equilibrada desempenha papel fundamental na saúde da mulher que planeja a maternidade, promovendo o bom funcionamento do sistema reprodutor e criando condições ideais para a concepção. O consumo adequado de vitaminas, minerais e antioxidantes fortalece o organismo, diminui as chances de complicações e proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento do bebê desde os primeiros estágios da gestação. 

Para apoiar quem está tentando engravidar, a nutricionista Rosa Silvestrim, da clínica de medicina reprodutiva Nilo Frantz, lista 5 dicas práticas para ajustar a alimentação, favorecer a concepção e promover uma gravidez mais tranquila. Confira!

1. Quando começar a se preparar 

O ideal é que a mulher inicie os cuidados alimentares o mais cedo possível, mas pelo menos três meses antes de tentar engravidar, permitindo a eliminação de toxinas e melhorando a qualidade celular. O sono adequado e a prática de exercícios físicos também são essenciais.

2. Alimentos que devem ser evitados

Evite o consumo de açúcares, farinhas brancas, carne vermelha em excesso, bebidas alcoólicas, café em excesso, refrigerantes, alimentos industrializados e ultraprocessados, margarinas (por conter gordura trans), bolachas recheadas e produtos que combinem altas quantidades de açúcar e gordura de baixa qualidade.

3. Consuma alimentos orgânicos 

O consumo de alimentos orgânicos é benéfico para a fertilidade, pois evita substâncias químicas prejudiciais, presentes nos alimentos convencionais. Quando orgânicos não forem acessíveis, descascar frutas e vegetais pode ajudar a reduzir químicos e toxinas do corpo.

Alimentos ricos em antioxidantes devem fazer parte da rotina Imagem: Tatjana Baibakova | Shutterstock

4. Principais nutrientes e onde encontrá-los 

Alguns nutrientes importantes para a qualidade dos óvulos incluem coenzima Q10, vitaminas C, D, E e B (B9 e B12), ômega 3, melatonina, resveratrol, inositol e cisteína. Eles possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando na maturação e qualidade dos óvulos. 

Esses nutrientes estão presentes em frutas ricas em antioxidantes, como abacate, melancia, abacaxi, maçã, vegetais verde-escuros e alaranjados, feijões, ovos, azeite de oliva extravirgem, beterraba, castanhas, nozes e amêndoas.

5. Combinação de hábitos saudáveis 

Hábitos alimentares essenciais incluem o consumo de alimentos naturais, hidratação adequada, manutenção do peso ideal e cuidados com a microbiota intestinal, vaginal e uterina. Um intestino saudável melhora a absorção de nutrientes e a produção de serotonina, reduzindo a ansiedade e favorecendo um ambiente uterino mais receptivo à implantação do embrião.

Por Débora Nascimento





Source link

VEJA MAIS

Wimbledon 2025 results: Cameron Norrie beats Nicolas Jarry to keep British interest going at All England Club

Jarry has fallen down the rankings because of an ear condition which affects his balance…

Agência Minas Gerais | Governo de Minas firma parceria para adoção de estratégias de logística e compras de baixo carbono

Relacionadas O Governo de Minas celebrou, nesta sexta-feira (4/7), um Acordo de Cooperação Técnica para…

Edu Guedes: próximos sete dias serão “delicados”, segundo assessoria

Edu Guedes foi submetido a uma cirurgia de remoção de um tumor no pâncreas, no…