Search
Close this search box.

08/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Trump autoriza aumento das tarifas de importação de aço e alumínio para 50%

Trump autoriza aumento das tarifas de importação de aço e alumínio para 50%

Brasil, segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos, deverá sentir impacto das taxas, que vigoram a partir de quarta-feira, 4

3 jun
2025
– 23h12

(atualizado às 23h14)

Resumo
Trump aumenta tarifas de importação de aço e alumínio nos EUA para 50%, medida que impactará exportadores como o Brasil, segundo maior fornecedor.




Donald Trump autoriza aumento das taxas de importação de aço e alumínio

Donald Trump autoriza aumento das taxas de importação de aço e alumínio

Foto: Kayla Bartkowski/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o aumento das tarifas de importação sobre aço e alumínio. O decreto, assinado nesta terça-feira, 3, prevê o aumento de 25% para 50%, e a medida já entra em vigor a partir de 0h01 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 4. 

O aumento das tarifas sobre a importação de commodities afeta diretamente as exportações do Brasil, segundo maior fornecedor dos metais ao mercado estadunidense. 

No documento, oficializado por meio de uma proclamação publicada pela Casa Branca, a medida é justificada com base em análises que indicaram que tarifas anteriores não foram suficientes para conter a entrada de produtos estrangeiros a baixo custo, o que supostamente impactaria a competitividade das usinas norte-americanas. 





Trump anuncia que irá dobrar tarifas do aço e alumínio para 50%; Brasil será um dos mais atingidos:

De acordo com o governo Trump, as tarifas, ampliadas em 25% em março passado, são necessárias para garantir a saúde das metalúrgicas e siderúrgicas e atender às necessidades de defesa nacional. 

O aumento impactará todos os países exportadores de aço e alumínio aos Estados Unidos — com exceção do Reino Unido, que terá a tarifa mantida em 25% após um acordo bilateral firmado em maio. 

“O Reino Unido foi o primeiro país a garantir um acordo comercial com os EUA neste mês e seguimos comprometidos em proteger os negócios e empregos britânicos em setores importantes”, disse um porta-voz do governo britânico.

Em 2024, o Canadá liderou as exportações de aço, tanto em volume quanto em valores. Foram 20,9% do total recebido pelos EUA, com 5,89 bilhões de dólares. O Brasil aparece na segunda colocação, com 3,8 milhões de toneladas, equivalentes a 16% das importações estadunidenses, e a 2,6 bilhões de dólares. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Exclusivo: Palmeiras sonda Thiago Viana, técnico do time feminino do São Paulo

Foto: São Paulo/Divulgação Thiago Viana é treinador do time profissional do São Paulo desde 2023.…

Detox digital: 8 dicas para reduzir o uso excessivo de telas

Muitos especialistas alertam que o uso excessivo da internet pode causar dependência e outros efeitos…

Como fica o tempo nesta semana em Porto Alegre

A semana que se inicia vai ter o predomínio do tempo firme em Porto Alegre.…