Raul Seixas, um dos nomes mais importantes da história da música brasileira, faria 80 anos hoje, 28 de junho, se estivesse vivo. Como homenagem, o cantor ganhou uma série na sobre a sua vida e obra.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
A série “Raul Seixas: eu sou” estreou na última quinta-feira (26) e já está entre as produções mais vistas da plataforma de streaming Globoplay. A série retrata o então desconhecido Raulzito, nascido em 28 de junho de 1945, na Bahia, até o auge do sucesso, quando se tornou um dos maiores ícones do rock que o Brasil já teve.
Especialistas em educação recomendam assistir a filmes e a séries que contem com temas relevantes para os estudos de provas de escola, vestibulares, Enem 2025, Encceja 2025 e mais.
Leia também:
Filme sobre Ney Matogrosso estreia hoje (17). Veja 7 curiosidades sobre cantor brasileiro
Quem foi Raul Seixas?
Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor baiano que esteve ligado ao surgimento do rock no Brasil. Fez muito sucesso na década de 1970, especialmente pelas composições em parceria com o escritor Paulo Coelho. Embora esteja relacionado ao rock nacional, Seixas também adotou outros gêneros musicais nas suas canções, como o baião, o country e o folk.
Também conhecido como Maluco Beleza pelas suas composições, Raul Seixas morreu aos 44 anos, na sua casa, em 1989, em decorrência de uma pancreatite aguda. Lembrado frequentemente pelo bordão “toca Raul”, o baiano, até hoje, é admirado e cultuado pelos seus antigos e novos admiradores, contando com diversos fã-clubes no país.
Leia a biografia completa de Raul Seixas
3 temas sobre Raul Seixas para estudar
Na série sobre Raul Seixas aparecem temas que podem aparecer em provas de processos seletivos. Veja abaixo três deles:
1) Cultura popular
Raul Seixas foi uma das figuras mais conhecidas na cultura popular brasileira, especialmente nas décadas de 70 e de 80. As músicas do baiano tocavam à exaustão nas rádios, tornando-se verdadeiros hits, tais como Metamorfose ambulante e Mosca na sopa.
A exibição dos videoclipes de Seixas em programas de televisão da época, como, por exemplo, o Fantástico, da rede Globo, ajudaram a propagar o reconhecimento ao icônico “maluco beleza”.
Na cultura popular brasileira, o baiano é lembrado por discutir em suas canções temas como ciência, religião, esoterismo, loucura, morte e até discos voadores.
Saiba a importância da cultura popular
2) Ditadura Militar
A sociedade alternativa, criada por Raul Seixas e o amigo e escritor Paulo Coelho em meados da década de 70, incomodou o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) da Ditadura Militar vigente à época.
Em 1974, Seixas foi chamado para explicar algumas de suas músicas. O baiano pediu que Coelho o acompanhasse. Este último sofreu torturas durante duas semanas. Raul e Paulo tiveram que passar um tempo exilados nos Estados Unidos.
Seixas e Coelho criaram uma espécie de sociedade alternativa (como se chamava a música). A ideia era construir a Cidade das Estrelas, uma comunidade que representava literalmente o que canção dizia: “Faça o que tu queres, pois é tudo da lei”.
A parceria musical entre Raul Seixas e o escritor e compositor Paulo Coelho ocorreu entre 1973 e 1976. Durante esse período, ambos escreveram músicas icônicas, como “Eu nasci há dez mil anos atrás” e “Tente outra vez”.
Os compositores também tinham afinidade nos gostos, especialmente pela ufologia, pelo misticismo e pelo esoterismo, e liam bastante sobre o mago inglês Aleister Crowley.
Confira o que estudar sobre a Ditadura Militar no Brasil
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
3) Problemas de saúde
Raul Seixas morreu no dia 21 de agosto de 1989, no seu apartamento em São Paulo. O baiano foi encontrado morto na sua cama. A causa da morte foi pancreatite aguda seguida de parada cardíaca.
A saúde de Raul Seixas era abalada por causa dos problemas com álcool que ele enfrentava. Além disso, o baiano teve hepatite, chegando a desmaiar no palco por causa desse problema de saúde. No entanto, a principal consequência do alcoolismo do artista foi uma pancreatite aguda combinada com diabetes. Nas suas últimas apresentações, o músico encontrava-se inchado e tinha dificuldade para cantar.
Entenda o que é diabetes
Silvia Tancredi
Jornalista