Espaço terá capacidade para até 4.500 pessoas em pé, sendo ideal para eventos de pequeno a grande porte
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e da PBH Ativos S.A., abriu uma sondagem de mercado para ouvir empresas, organizações e profissionais interessados em contribuir com o desenvolvimento do modelo de gestão e operação do novo Espaço Cultural Multiúso (nome provisório), que está sendo implantado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no coração da capital mineira. As regras para a participação neste processo foram publicadas no Diário Oficial do Município.
Os interessados em contribuir com a construção deste modelo de gestão têm até o dia 7 de julho para solicitar a participação, através do e-mail [email protected].
As instituições ou profissionais que se inscreverem vão participar de uma visita técnica ao novo espaço cultural no dia 9 de julho. Como parte do processo de sondagem, também serão realizadas reuniões individuais com os interessados entre os dias 10 e 11 de julho, podendo ser presenciais ou virtuais, conforme a disponibilidade dos participantes. As contribuições recebidas poderão ser utilizadas pela PBH na estruturação do projeto, garantindo total isonomia e transparência ao processo.
“Centro de Todo Mundo”
A criação do Espaço Cultural Multiúso do Parque Municipal faz parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte “Centro de Todo Mundo”, no eixo Cultura. O espaço foi concebido como um equipamento cultural dinâmico, voltado à realização de atividades artísticas, culturais e de lazer. O objetivo é fortalecer a programação cultural na região central da cidade, de maneira acessível, democrática e em harmonia com o patrimônio ambiental e histórico do parque.
A gestão do equipamento será estruturada conforme o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC – Lei Federal nº 13.019/2014), por meio de parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC) a ser selecionada em um futuro processo público.
Esta etapa do processo (sondagem de mercado) é considerada uma consulta pública não vinculante, voltada à coleta de sugestões, subsídios e percepções do setor cultural e de áreas afins. A escolha da entidade que futuramente fará a gestão do espaço será realizada por meio de um chamamento público, em etapa posterior e independente. A participação nesta consulta não irá gerar qualquer tipo de vantagem ou desvantagem no futuro chamamento público.
Receba novidades por e-mail
Ao preencher e enviar o formulário, você concorda
com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Novo marco cultural
Projetado pelo arquiteto Gustavo Penna, o novo Espaço Cultural será implantado em uma área de 4.425 m² do Parque Municipal, com quase 3 mil m² de área construída. Com um projeto inovador e sustentável, o equipamento se integra à paisagem e à tradição cultural do parque, que já recebe cerca de 200 eventos por ano, entre festivais de música, feiras gastronômicas e mostras de teatro.
O projeto do Espaço Cultural Multiúso foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH), com a condição de que sua finalidade seja exclusivamente cultural, acessível e democrática. Ele terá capacidade para até 4.500 pessoas em pé, ideal para eventos de pequeno a grande porte, como shows, espetáculos teatrais, blocos carnavalescos, festejos juninos e aulas abertas. O palco para grandes eventos será equipado com moderna infraestrutura cênica e o espaço terá também um auditório climatizado com 223 lugares e salas de oficinas e estúdio de ensaio.
A estrutura contará ainda com camarins acessíveis e climatizados, banheiros, terraço contemplativo, jardins paisagísticos, área para café/lanchonete e sala administrativa. A previsão é que o Espaço Cultural Multiúso do Parque Municipal seja inaugurado em dezembro de 2025. Outras informações e a apresentação do projeto estão disponíveis no site da PBH Ativos.