Na estreia da técnica norte-americana Pokey Chatman em partidas oficiais, a Seleção Brasileira feminina de basquete largou com vitória na AmericupW e bateu a Argentina por 71 a 50, no sábado, 28, em Santiago, no Chile. O Brasil, que está no Grupo A, tem como próximo adversário o Canadá, nesta segunda-feira, 30, às 15h10 (horário de Brasília).
Na partida de estreia do Brasil, o que chamou foi a inconstância do time ao longo das quatro parciais do jogo. O primeiro quarto teve vitória brasileira: 22 a 4.
Depois de uma breve reação argentina, que diminuiu um pouco a vantagem brasileira antes do intervalo (40 a 25), o terceiro quarto novamente teve uma das equipes registrando menos de dez pontos, no caso o Brasil. A Argentina fez 16 a 8 na parcial e se colocou a apenas sete pontos de distância (48 a 41) no placar.
As adversárias ainda diminuíram a diferença para cinco pontos, mas foi a vez de o Brasil deslanchar e disparar. O placar de 23 a 9 no último quarto levou a seleção a um triunfo que terminou com confortáveis 21 pontos de frente.
Damiris brilha
A cestinha da partida foi Damiris, com 24 pontos anotados. Vitória Marcelino, com 13, e Alana Gonçalo, com dez, também registraram dígitos duplos na pontuação.
“Feliz pela vitória e pelo começo bom. É sempre uma felicidade muito grande jogar por essa camisa. É o que eu sempre sonhei. Feliz também por que conseguimos colocar na quadra tudo que nos foi passado pela comissão técnica”, comemorou Damiris.
A AmericupW reúne dez seleções divididas em dois grupos com cinco equipes cada. As quatro primeiras de cada chave avançam para o mata-mata. Ao final, a campeã terá vaga garantida na Copa do Mundo de 2026, enquanto as cinco equipes seguintes na classificação irão para o Pré-Mundial. Além de Brasil e Argentina, o Grupo A conta com Canadá, República Dominicana e El Salvador.
Vitória de 21 pontos no clássico contra a Argentina na estreia da AmeriCupW merece um 𝑩𝑹𝑰𝑴𝑬! 🔥🇧🇷
Segunda-feira tem mais! Brasil enfrenta Canadá às 15h10 pela segunda rodada da AmeriCupW 2025, com transmissão da ESPN 2 e Disney+. pic.twitter.com/l8kUm6zkjb
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) June 29, 2025
*Com Agência Brasil