Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Região
  • Agência Minas Gerais | Minas Gerais promove a 37ª edição do evento que mergulha na arte de Guimarães Rosa, em Cordisburgo

Agência Minas Gerais | Minas Gerais promove a 37ª edição do evento que mergulha na arte de Guimarães Rosa, em Cordisburgo

Berço de João Guimarães Rosa, a cidade de Cordisburgo, localizada na região Central de Minas Gerais, vira um grande palco literário durante a 37ª Semana Rosiana, que começa neste domingo (6/7) e vai até 13/7, no Museu Casa Guimarães Rosa, com entrada gratuita (algumas atividades requerem inscrição prévia).

A pequena cidade de 8 mil habitantes recebe apaixonados pela literatura do autor de todo o país, conhecidos como rosianos, com o tema “Personagens e suas lembranças, bichos e suas estórias em Guimarães Rosa”.

O evento promove uma reflexão profunda sobre a relação entre humanos, animais e paisagens na obra do escritor mineiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, e convida o público a explorar as camadas simbólicas de Guimarães Rosa, em que animais e paisagens não são meros cenários, mas agentes da narrativa.

A programação inclui debates, narração de histórias, caminhadas ecoliterárias, oficinas, exposições e shows, além da tradicional feira gastronômica com sabores mineiros, e propõe diálogos sobre identidade, memória e existência, inspirando-se em personagens como Riobaldo e Diadorim, cujas trajetórias se entrelaçam com o sertão e seus bichos.

A Semana Rosiana tem realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Museu Casa Guimarães Rosa, espaço que preserva a história do autor, da Prefeitura de Cordisburgo e da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.

Tradição e impacto da Semana Rosiana

Criada em 1980 pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, a Semana Rosiana consolidou-se como um marco cultural, atraindo pesquisadores, artistas e turistas para a cidade. Além de difundir a literatura rosiana, o evento movimenta a economia local e destaca as riquezas de Cordisburgo, como a Gruta do Maquiné, um dos cenários naturais mais impressionantes do mundo, e o Museu Casa Guimarães Rosa,.

A programação completa pode ser acessada neste link.

 



Museu Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância (1908 – 1917). O edifício é composto pela residência onde a família Guimarães Rosa habitava e pela venda mantida pelo pai do escritor, “seu” Florduardo, ou simplesmente “seu Fulô”.

A instituição é dedicada à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional. Os documentos, fotografias e objetos do acervo do Museu refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores.

Atualmente, o Museu Casa Guimarães Rosa exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona uma imersão nos espaços residenciais da Família Guimarães Rosa e na literatura de seu membro mais ilustre. O universo rosiano e sertanejo se mesclam oferecendo ao público uma mostra da genialidade de Guimarães Rosa como escritor, médico, cônsul, pai, filho, marido e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bruna Takahashi vence primeira rodada do Smash de Las Vegas

A brasileira Bruna Takahashi avançou na primeira rodada do WTT Grand Smash, disputado em Las…

Homem morre ao cair de telhado durante furto em residência

Um homem, de idade não informada, morreu após cair do telhado enquanto invadia e furtava…

PM impede furto de veículo e prende suspeitos em Pimenta

Durante patrulhamento preventivo realizado em razão da 27ª Expô Pimenta, a Polícia Militar impediu uma…