O Palmeiras deu adeus ao sonho de conquistar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Nesta sexta-feira, 4, o Verdão foi derrotado pelo Chelsea por 2 a 1 na Filadélfia e se despediu nas quartas de final. Os Blues vão enfrentar na semifinal o Fluminense, que despachou o Al Hilal e agora é o único representante brasileiro vivo no torneio.
O Chelsea assumiu o controle da etapa inicial, explorando com facilidade os espaços deixados pelo sistema defensivo do Palmeiras. A equipe inglesa demonstrou superioridade desde os primeiros minutos e não demorou para balançar as redes. Aos 16 minutos, Cole Palmer encontrou uma brecha na intermediária, avançou diante da marcação de Micael e Giay e finalizou com precisão no canto de Weverton, inaugurando o marcador.
Após o gol, os londrinos mantiveram a pressão, com tentativas perigosas protagonizadas por Cucurella, Enzo Fernández e Pedro Neto. Nervoso e sem criatividade, o time brasileiro só conseguiu responder por volta dos 36 minutos, quando passou a ter mais posse de bola e criou suas primeiras oportunidades com Estêvão e, aos 41, com uma cabeçada de Vanderlan defendida sem dificuldades por Robert Sanchez. Jogando contra seu futuro clube, Estêvão foi bastante intimidado na primeira etapa, principalmente por Cucurella.
O Verdão voltou para o intervalo sem mudanças no time, mas com novo posicionamento em campo. A a ideia de Abel Ferreira deu resultado logo aos oito minutos. Mais próximo do gol, Estêvão recebeu na área, se livrou de Colwill e finalizou bonito sem chances para Sanchez. A bola pegou na travessão e morreu no fundo do gol do Chelsea.
O gol finalmente “colocou” o Palmeiras na partida, que passou a ficar muito mais equilibrada. Abel manteve o time no ataque com as entradas de Paulinho e Maurício, mas Enzo Maresca também tinha suas armas e mandou a campo o atacante brasileiro João Pedro, contratado esta semana. Quando o jogo caminhava para a reta final, um lance de sorte definiu a vitória dos Blues. Aos 38, Gusto tentou cruzar, a bola desviou em Giay e matou Weverton, que tocou nela antes de morrer no fundo do gol. Com pouco tempo no relógio, o Verdão praticamente não ameaçou a meta de Sanchez e se despediu da competição.
O Chelsea fará a semifinal contra o Fluminense na próxima terça-feira, 8, às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.