A Igreja Bola de Neve informou, neste domingo (6/7), que não teve prejuízos financeiros com o ataque hacker que pode ter roubado R$ 1 bilhão do sistema financeiro na madrugada da última segunda-feira (30/6).
Em nota, a Bola de Neve confirmou ter sido “afetada pelo bloqueio preventivo do Banco Central em decorrência de um procedimento de segurança envolvendo o Banco BMP”, mas destacou que “não houve qualquer dano financeiro à instituição”.
“O impacto se restringiu à paralisação temporária do uso das chaves Pix da igreja, medida adotada exclusivamente por precaução”, informou. “Reforçamos que nossas atividades financeiras seguem íntegras e sob total controle, e que não houve qualquer comprometimento de recursos ou prejuízo direto à igreja”, conclui a nota divulgada pela igreja.
A Bola de Neve foi uma das instituições afetadas pelo ataque, que já é considerado o maior da história. Só do banco BMP, os criminosos retiraram mais de R$ 500 milhões. O valor foi informado pela própria financeira. Outras instituições confirmaram que foram vítimas, como Banco Paulista, Credsystem e o Banco Carrefour.
O Banco Carrefour informou que, apesar de ter sido afetado, nem a instituição nem seus clientes sofreram danos financeiros. A Igreja Evangélica Bola de Neve informou, por meio de nota, que “apesar de ter sido afetada pelo bloqueio preventivo do Banco Central em decorrência de um procedimento de segurança envolvendo o Banco BMP, não houve qualquer dano financeiro à instituição”.
“O impacto se restringiu à paralisação temporária do uso das chaves PIX da igreja, medida adotada exclusivamente por precaução”, diz o texto. “Reforçamos que nossas atividades financeiras seguem íntegras e sob total controle, e que não houve qualquer comprometimento de recursos ou prejuízo direto à igreja”, conclui a nota.