dos carros (Divulgação/Quatro Rodas)
Rita de Cássia Souza, Ortolândia (SP)
Segundo Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal, as palhetas têm duração média entre 6 e 12 meses e seus sinais de desgaste são bem nítidos.
Se perceber que as borrachas estão rachadas, trincadas ou que não estão limpando direito, são sinais mais do que claros que seu tempo útil acabou. Quanto à limpeza, sim, é recomendada, mas Ribeiro alerta que ela não pode ser feita de qualquer jeito.
O especialista recomenda usar apenas um pano úmido com sabão neutro, e nunca utilizar produtos abrasivos, pois podem danificar a borracha. Também não esfregue as palhetas, pois isso pode tirar a camada de grafite presente na borracha, que protege dos raios UV e assegura um deslizamento suave pelo vidro.
Compartilhe essa matéria via:
Para manter a vida útil do limpador do para-brisa, de modo que ele funcione por mais tempo sem nenhum problema, é fundamental sempre deixar o reservatório com uma solução de água limpa e sabão comum, neutro, para não deteriorar a borracha. Produtos químicos não devem ser misturados ao reservatório do limpador.
Mas você pode usar também o aditivo específico para para-brisa, o que auxilia na remoção das sujeiras mais pesadas. E lembre-se que o limpador de para-brisa deve ser utilizado na velocidade correta, a fim de evitar quebras e deformações dos braços. Isso porque, com pouca chuva, a velocidade é menor, e com chuva mais intensa, a velocidade do sistema precisa ser maior para uma limpeza mais eficaz.