Search
Close this search box.

08/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Veículos
  • Zero km? Bugatti Mistral roda mais de 400 km e chega a 300 km/h antes da entrega

Zero km? Bugatti Mistral roda mais de 400 km e chega a 300 km/h antes da entrega


O Bugatti W16 Mistral marca a despedida do motor W16 8.0 quadriturbo, responsável pelos 1.600 cv e 163,15 kgfm do roadster. Para garantir a qualidade do supercarro, cada uma das 99 unidades que serão produzidas passarão por um teste de pelo menos 400 km em um processo de checagem feito por um grupo restrito de avaliadores.

Esta não é uma maneira convencional ou barata de fazer a inspeção de entrega de um carro, mas ajuda a fortalecer os mitos dos Bugatti. Há um ciclo de testes extenso, feita nas estradas da Alsácia, no nordeste da França. O percurso passa por zonas urbanas, áreas montanhosas, estradas e vilarejos com paralelepípedos, para que exponha o Mistral a diversas situações e condições de uso — de trechos irregulares a rodagem em alta velocidade com o teto removido.

(Divulgação/Bugatti)

Durante o percurso, praticamente todos os sistemas são avaliados de forma sensorial. De acordo com a marca, 90% da checagem depende da escuta, da percepção tátil e da visão dos engenheiros. O resto é feito por sistemas de telemetria embarcada, que monitoram parâmetros como temperatura, comportamento do câmbio, ruído de rolamento, pressão dos pneus e funcionamento do motor.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Qualquer ruído fora do padrão ou vibração anormal é registrado em tempo real e pode levar o carro de volta à fábrica para as correções. Em casos como esse, depois das alterações, ele volta ao percurso e percorre 50 km ou mais, até que tudo esteja de acordo e dentro do esperado.

BUGATTI W16 Mistral
(Divulgação/Bugatti)

A última etapa é feita em pista, no aeródromo de Colmar, onde o carro é testado a mais de 300 km/h. Lá, entram em cena os testes de estabilidade, eficiência do freio em velocidade elevada e funcionamento do controle eletrônico de estabilidade. Também é onde o teto removível é testado no uso real, já que o Mistral só atinge sua velocidade máxima sem a cobertura.

Continua após a publicidade

BUGATTI W16 Mistral
(Divulgação/Bugatti)

Esse tipo de procedimento não é isolado, todo modelo Bugatti passa por uma validação antes, porém no caso do Bugatti Mistral, o processo é mais complexo e demorado. A carroceria sem teto exige ajustes extras de rigidez e vedação, e o conjunto mecânico com 1.600 cv precisa de atenção especial em frenagem e estabilidade. 

O W16 Mistral já teve todas as suas 99 unidades vendidas e cada uma saiu por 5 milhões de euros, equivalente a R$ 25.950.000.



Source link

VEJA MAIS

Agência Minas Gerais | Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Minas Gerais pode conquistar, neste final de semana, um feito inédito: o título de Patrimônio…

“Sabadão da saúde” será realizado neste final de semana

Acontece neste final de semana o “Sabadão da saúde” nas UBS dos bairros São Cristovão,…

Cataguases ganha sua primeira casa de Candomblé

Foi inaugurada no sábado, 5 de julho, a primeira casa de Candomblé de Cataguases, um…