Uma operação do 6º Grupamento de Meio Ambiente (GPMAmb) da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito (Cia PM Ind MAT), em Mercês, a cerca de 80 quilômetros de Juiz de Fora, resultou na prisão de três homens e na apreensão de equipamentos e material lenhoso. A ação, deflagrada na última segunda-feira (7), teve como base uma denúncia anônima recebida via Disque Denúncia 181.
A equipe policial se deslocou até a localidade de Palestina, na zona rural do município, onde constatou diversas irregularidades ambientais. Entre as infrações, identificou-se o desmate de 0,25 hectare (equivalente a 2.500 metros quadrados) de floresta estacional semidecidual em estágio inicial de regeneração, resultando na extração de dez estéreos de lenha nativa e 2 metros de carvão (MDC) que estavam no local. Além disso, foi constatada a realização de queima controlada em uma área de 3,78 hectares, abrangendo floresta de eucalipto e floresta nativa em regeneração.
Os envolvidos também foram flagrados utilizando motosserras sem registro e sem licença ambiental para o desmate. A operação revelou ainda o início de atividades de exploração, utilização e transformação de produto ou subproduto da flora nativa ou plantada (carvão) sem o cadastro ou registro no órgão ambiental competente, e o beneficiamento de carvão vegetal de floresta plantada sem a observância das normas legais vigentes. Diante das irregularidades, os três autores, de 58, 33 e 27 anos, foram presos e encaminhados à delegacia para as providências cabíveis. Um veículo, duas motosserras, dez estéreos de lenha nativa e dois MDC de carvão foram apreendidos.
*Texto reescrito com o auxílio do Google Gemini e revisado por nossa equipe.