Search
Close this search box.

08/07/2025

Search
Close this search box.

Audiência pública sobre a Meta acontece nesta quarta-feira

Evento tem como foco principal as recentes mudanças anunciadas pela empresa, especialmente a substituição do serviço de checagem de fatos por um sistema de notas da comunidade

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOEstão confirmadas as presenças de representantes da Meta, Google, X, além de órgãos do governo federal e pesquisadores especializados na área

A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou a realização de uma audiência pública na próxima quarta-feira (22), em Brasília, para debater os impactos das novas políticas implementadas pela Meta. O evento tem como foco principal as recentes mudanças anunciadas pela empresa, especialmente a substituição do serviço de checagem de fatos por um sistema de notas da comunidade. Neste novo modelo, os próprios usuários são responsáveis por corrigir publicações, uma prática que já é utilizada na rede social X.

Além do sistema de notas da comunidade, a audiência abordará outros temas relevantes, como a conduta de ódio nas plataformas digitais, a mitigação de informações criminosas, a desinformação e a proteção de direitos. Estão confirmadas as presenças de representantes da Meta, Google, X, além de órgãos do governo federal e pesquisadores especializados na área. O evento, que foi adiado da semana passada, está programado para começar às 14h.

A controvérsia em torno das novas políticas da Meta teve início após o anúncio do CEO da empresa sobre o encerramento do serviço de checagem de fatos, inicialmente nos Estados Unidos, com planos de expansão para outros países. Em resposta, o governo federal brasileiro enviou uma notificação extrajudicial à Meta, questionando o encerramento do serviço e as políticas que serão aplicadas no Brasil. A gigante da tecnologia justificou a medida como uma forma de reduzir o exagero na aplicação de políticas públicas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A AGU, por sua vez, expressou preocupação com a decisão, destacando que a mudança não foi debatida no âmbito do Marco Civil da Internet no Supremo Tribunal Federal. A audiência foi organizada pela AGU em parceria com os Ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e a Secretaria de Comunicação do governo federal, com o objetivo de promover um debate amplo e inclusivo sobre as implicações das novas políticas da Meta.

*Com informações de Aline Becketty

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

A trágica e misteriosa morte de Naya Rivera, estrela de Glee, há 5 anos

Há exatos cinco anos, os fãs de Glee recebiam uma triste notícia: a morte trágica…

Pesquisadores fazem descoberta surpreendendo e encontram rãs a 4.000 metros de altitude na Tanzânia

Revelação desafia a crença anterior de que esses anfíbios não habitavam regiões acima de 3.000…

No CNN Talks, Enel defende modernização de contratos de concessão

O presidente da Enel Brasil​, Antonio Scala, defendeu à CNN nesta terça-feira (8) a modernização…