Search
Close this search box.

09/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • No CNN Talks, Enel defende modernização de contratos de concessão

No CNN Talks, Enel defende modernização de contratos de concessão


O presidente da Enel Brasil​, Antonio Scala, defendeu à CNN nesta terça-feira (8) a modernização dos contratos de concessão do setor de distribuição elétrica para ampliar os “investimentos de resiliência” no país.

“Precisa de uma modernização forte. Agora estamos em um momento onde existe um debate para a renovação dos contratos de concessão. É uma oportunidade única para modernizar a estrutura contratual e gerar os incentivos econômicos de regulação para ir no caminho de investimentos de resiliência que o sistema agora precisa”, disse.

Scala destacou que muitos contratos foram feitos quando ainda não havia uma preocupação com a transição energética. Ele também defendeu ampliar a capacidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para garantir a regulamentação dos novos contratos na área.

“No setor da distribuição elétrica, vivemos ainda com um contrato de concessão que é bastante antigo. Um contrato que foi construído 30 anos atrás, quando os desafios do setor eram bem diferentes. A prioridade era gerar uma eletrificação de todo o país com um custo mais baixo. O tema da resiliência climática não estava sobre a mesa”, disse.

No CNN Talks, Scala também destacou iniciativas da Enel para responder aos eventos climáticos severos. Para aumentar a capacidade de prontidão, a empresa aposta em reforçar a força de trabalho.

Entre as mudanças, está um programa para incorporar 5 mil novos eletricistas até 2026. A Enel também incluiu a “ferramenta do sobreaviso contratual” com adicional para técnicos operacional próprios e parceiros em caso de convocação para o trabalho em período de folga.

“Começamos, por exemplo, um trabalho já no começo de 2024 de fortalecer de forma bem relevante a força operacional da empresa própria e de parceiros”, disse.

O “CNN Talks COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento” reuniu nesta terça-feira líderes públicos, especialistas e representantes do setor produtivo para discutir iniciativas de desenvolvimento sustentável, além do papel das instituições reguladoras diante da emergência climática.

A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) será realizada em novembro, em Belém (PA).

Sob liderança da diplomacia brasileira, a expectativa é de que a COP impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense. A CNN terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em área nobre de Belém.



Source link

VEJA MAIS

Coluna Cesar Romero – 9 de julho de 2025

Lourdes Maria Gori Braga (comemorando 60 anos) com a mãe Ângela e a irmã Vera…

Casal assalta carro de aplicativo e foge para motel em Muriaé

Um motorista de aplicativo foi vítima de assalto na madrugada desta quarta-feira (9), em Muriaé.…

Rafael Cardoso, após dois anos de distância, lamenta saudade dos filhos

Rafael Cardoso – Foto: Instagram Aos 39 anos, o ator Rafael Cardoso usou as redes…