Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.

Preta Gil nos deixa aos 50 anos com mensagem de coragem e fé

Foto: Reprodução / Instagram / @pretagil

Preta Gil nos deixa aos 50 anos com mensagem de coragem e fé

Após uma brava luta contra um câncer colorretal, a cantora, empresária e ativista Preta Gil nos deixou neste domingo (20), aos 50 anos.

Preta, filha do lendário Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, enfrentava a doença desde 2023. Foi com ele que, em uma de suas últimas aparições aos palcos, esteve visivelmente emocionada e transmitiu esse sentimento aos fãs que apreciavam as parceria dos dois. Foi ovacionada de imediato por todos.

Coragem, resiliência e transparência: essas foram as marcas de Preta Gil enquanto batalhava contra o câncer. Durante todo o período de tratamento, a artista compartilhava sua situação junto aos seus fãs, que incluía momentos difíceis de cirurgias complexas, sessões de quimioterapia e momentos de vulnerabilidade.

Preta Gil chegou até anunciar o fim do tratamento em dezembro de 2023, mas alguns meses depois, a doença voltou com metástases. Em meio à esta situação, a cantora buscou alternativas nos Estados Unidos, onde passou por um protocolo experimental, mas não resistiu às complicações.

Nascida Preta Maria Gadelha Gil Moreira em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, desde cedo, Preta Gil esteve cercada por grandes nomes da música e da arte brasileira, como Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, que ela considerava como tios. Essa convivência moldou sua visão de mundo e alimentou seu espírito artístico, embora sua carreira tenha seguido caminhos próprios e ousados.

Antes de entrar para o universo da música, Preta atuou como produtora e publicitária, mas foi aos 28 anos de idade que ela decidiu se lançar como cantora, incentivada por amigas como Ana Carolina e Ivete Sangalo. Até que em 2003, ela lançaria Prêt-à-Porter , seu álbum de estreia que causou polêmica de imediato ao trazer a artista nua, desafiando padrões estéticos e sociais.

O single Sinais de Fogo , presente no disco, tornou-se um dos maiores sucessos de sua carreira.

Ela lançou outros cinco álbuns, entre eles Sou como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), sempre abordando temas como amor próprio, diversidade e empoderamento. Em 2010, fundou o Bloco da Preta , que rapidamente se tornou um dos maiores do Carnaval carioca, arrastando multidões pelas ruas do Rio de Janeiro.

O bloco foi transformado em DVD em 2014, com participações de artistas como Anitta, Lulu Santos e Ivete Sangalo.

Na TV, Preta Gil atuou em novelas e séries, como Caminhos do Coração, Os Mutantes e Ó Paí, Ó , além de apresentar programas como o TVZ , no canal Multishow.

Preta Gil deixa um filho, Francisco Gil, músico integrante do grupo Gilsons, e uma neta, Sol de Maria.

Mas também deixou ao mundo e às pessoas de seu convívio comum um legado de luta, resiliência, coragem e fé.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

E a tal da Síndrome do Coração Partido?

Emoções intensas, como perdas ou alegrias avassaladoras, podem desencadear uma condição cardíaca real: a Síndrome…

Temas e datas para elaborar atividades em junho na sala de aula

Não são apenas as festas juninas que movimentam as escolas no mês de junho. Além…

Fazenda atingida por desastre? Saiba como pedir isenção do ITR

Pecuarista, se sua propriedade foi afetada por incêndios, enchentes ou outros eventos extremos que prejudicaram…