Os mil peregrinos sentem o total apoio da Igreja na Coreia: os jovens coreanos que estarão em Roma são realmente considerados como “mensageiros e missionários” pela comunidade católica coreana, que lhes assegura apoio espiritual e vive a comunhão com a oração.
Rádio Vaticano com Vatican News
São mais de mil os jovens coreanos prester a partir para Roma para participar do Jubileu da Juventude. A comunidade católica de Seul saudou os jovens peregrinos com uma Missa em prol do “Projeto 1004”, cujo nome deriva da palavra coreana “cheon-sa” (que significa quer “anjo” como indica o número 1004).
Nos últimos meses, o projeto incluiu uma intensa jornada de preparação espiritual para jovens peregrinos coreanos, começando com o Jubileu da Juventude e culminando na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Seul em 2027.
Durante a celebração festiva realizada em 19 de julho no salão principal da Escola Secundária Dongsung, em Seul, onde se reuniram jovens, sacerdotes, religiosos, leigos e a comunidade de Seul, os 1.078 peregrinos foram saudados e abençoados. De 28 de julho a 3 de agosto, eles viajarão por Assis, Milão, Turim e Roma, visitando importantes santuários e lugares associados aos santos como momentos de preparação e inspiração.
Na Missa, o bispo auxiliar de Seul e coordenador geral do Comitê Organizador da JMJ de Seul, dom Paul Kyung-sang Lee, refletiu sobre o Evangelho de Marta e Maria, exortando os jovens peregrinos a “lembrarem que o verdadeiro propósito desta peregrinação é encontrar o amor do Senhor, que vem para nos servir”. Os peregrinos prometeram solenemente experimentar o amor e a bondade uns pelos outros e pelos outros, e ser testemunhas de esperança durante toda a experiência do Jubileu.
Um momento especial para os jovens coreanos em Roma será o dia 31 de julho, quando se reunirão para celebrar a Eucaristia na Basílica de São Crisógono, em Roma, celebrada pelo cardeal Andrew Yeom Soo-jung, arcebispo emérito de Seul e cardeal titular de São Crisógono. Os jovens também levarão em seus corações e rezarão pelos jovens norte-coreanos, com a esperança de que “a fa le scarpe vaticanProvidência abra portas inesperadas e eles possam participar da Jornada Mundial da Juventude em Seul em 2027”.
Os mil peregrinos sentem o total apoio da Igreja na Coreia: os jovens coreanos que estarão em Roma são realmente considerados como “mensageiros e missionários” pela comunidade católica coreana, que lhes assegura apoio espiritual e vive a comunhão com a oração.
Com este objetivo, o “Movimento Voluntário de Oração do Rosário” da Diocese de Suwon reúne os fiéis todas as quartas-feiras à noite para a oração mariana, direcionando a intenção para o Jubileu do Senhor e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Seul, em 2027. Entre eles, estão jovens, idosos e crianças que rezam fervorosamente à Nossa Senhora. A iniciativa é inspirada no movimento de oração do Rosário realizado à noite no Santuário de Lourdes, na França: a ideia é rezar o Terço juntos em um espaço aberto. O encontro será realizado semanalmente até 2027.