Search
Close this search box.

25/07/2025

Search
Close this search box.

Comitê do IBS lança edital para contratar sistema de arrecadação


Instalado formalmente em 17 de maio de 2025, o pré-Comitê Gestor do IBS tomou em 4 de julho uma importante decisão: publicou no Diário Oficial da União edital para contratar o desenvolvimento de módulos do sistema nacional do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) da Reforma Tributária, como o sistema de arrecadação.

Foi estabelecido que poderão participar da elaboração deste sistema os entes federados signatários do Acordo de Cooperação Técnica que apresentem: proposta técnica preliminar, capacidade técnica e institucional para e desenvolvimento de sistemas e comprometimento com os prazos e diretrizes estabelecidos pelo Pré Comitê Gestor.

O chamamento tem por objetivo o desenvolvimento dos seguintes módulos do sistema nacional do IBS: Módulo de Apuração do IBS; Módulo de Distribuição da Receita do IBS; Módulo de Arrecadação do IBS; Módulo de Execução Financeira, Contábil e Orçamentária CGIBS.

Ao lado do CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços, o IBS é um dos novos tributos da Reforma Tributária que será aplicado a todas as operações de consumo de bens e serviços, em substituição aos atuais ICMS e ISS. Clique aqui para saber mais sobre os novos tributos.

Como vai funcionar o Comitê Gestor?

O Comitê Gestor do IBS ainda está sendo chamado de pré-Comitê Gestor devido à ausência dos representantes municipais. No ato de sua criação, foram empossados apenas os 27 delegados dos Estados e do Distrito Federal, devido ao impasse judicial entre a CNM – Confederação Nacional de Municípios e a FNP – Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos na definição da entidade que representará os municípios.

O pré‑Comitê Gestor do IBS segue atuando como instância técnica para tratar de detalhes práticos da transição da Reforma Tributária, tais como a interoperabilidade de sistemas, a partilha de receita e as regras operacionais, até que o comitê formal tenha composição plena.

Segundo o PLP 108/2024 e medidas provisórias, o Comitê Gestor:

  • Será composto por um Conselho Superior de 54 membros: 27 representantes dos Estados e do Distrito Federal (indicação dos secretários estaduais de Fazenda) e 27 dos municípios (ainda a serem eleitos).
  • Terá estrutura composta por Diretoria‑Executiva, Secretaria‑Geral, Corregedoria e Auditoria Interna, com autonomia técnica, administrativa e orçamentária.

Suas competências incluem:

  • Regulamentar e uniformizar a aplicação do IBS e da CBS;
  • Coordenar arrecadação, fiscalização e distribuição das receitas;
  • Administrar o contencioso tributário em duas instâncias administrativas, com recursos eletrônicos;
  • Estabelecer regimes especiais, sistemas eletrônicos e solucionar conflitos federativos.

Clique aqui para saber mais sobre o Comitê Gestor do IBS.

Novas regras começam em 2026. Você está pronto?

Neste contexto, é fundamental que as empresas conheçam em profundidade a nova legislação, avaliem seu modelo de negócios e comecem a se preparar desde já para a Reforma Tributária. É possível que fatores como política de preços, pagamento de fornecedores e formas de recebimento, entre outros, tenham que ser reavaliados. Além disso, será necessário investir na capacitação das equipes financeiras, contábeis, jurídicas e administrativas para implementar os novos processos.

Pensando nisso, a IOB criou soluções exclusivas como o Guia da Reforma Tributária e a Inteligência Artificial da Reforma Tributária, que ajudam a entender e aplicar as novas regras com segurança. Além disso, a IOB desenvolveu um programa completo de cursos de formação sobre o tema.

Não perca tempo! Inicie agora mesmo sua preparação para a Reforma Tributária

Seja você um contador ou dono de empresa de qualquer porte ou segmento, é fundamental estar preparado desde já para as mudanças que irão acontecer com a Reforma Tributária!

Para isso, assine o IOB Online, que traz soluções exclusivas como o Guia da Reforma Tributária e a Inteligência Artificial da Reforma Tributária.

Você pode ainda contratar a análise diagnóstica da IOB para verificar se e como sua empresa está preparada para a nova legislação. E adquirir o curso Formação em Reforma Tributária da IOB Educação para se capacitar em vários módulos. Aproveite o desconto especial que conseguimos para você! Clique aqui para assinar agora!



Source link

VEJA MAIS

Exportações brasileiras de frango mantêm receita no 1º semestre de 2025, mesmo com foco de gripe aviária

Apesar do registro de gripe aviária no Rio Grande do Sul, as exportações brasileiras de…

Uso de bancos digitais cresce no Brasil

Levantamento do IBGE aponta que mais de 119,6 milhões de pessoas usaram a internet para…

Atlético-MG elimina Bucaramanga nos pênaltis e avança na Sul-Americana

Em uma semana conturbada, o torcedor do Atlético-MG teve um motivo para sorrir nesta quinta-feira…