Search
Close this search box.

03/05/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Região
  • Agência Minas Gerais | Operação da Semad flagra desmatamento ilegal em 118 hectares na região do Alto São Francisco 

Agência Minas Gerais | Operação da Semad flagra desmatamento ilegal em 118 hectares na região do Alto São Francisco 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) deflagrou a Operação Paineira, com foco no combate ao desmatamento ilegal na região do Alto São Francisco. A ação resultou na identificação de 118 hectares de áreas desmatadas nos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica e na aplicação de R$ 2,3 milhões em multas.

As fiscalizações ocorreram entre os dias 7 e 11/4, nos municípios de Cláudio, Itaguara, Crucilândia e Rio Manso, e tiveram como base o cruzamento de imagens de satélite com dados da Plataforma Brasil Mais, que indicaram áreas críticas com alta incidência de desmatamento.

“Os nove locais fiscalizados foram identificados por imagens de satélite, o que demonstra a importância da tecnologia como aliada na proteção ambiental”, afirmou Dalila Mendes Leonardo, chefe da Unidade Regional de Fiscalização do Alto São Francisco.

Durante a operação, foram constatadas não apenas a supressão de vegetação nativa sem licença ambiental, mas também a remoção e inutilização de produtos florestais nativos, em flagrante violação da legislação ambiental.

Continuidade das ações

A Operação Paineira dá sequência à Operação Alerta Desmatamento e a outras ações de fiscalização rotineiras da Semad, todas com o objetivo de frear o avanço do desmatamento ilegal em Minas.

Segundo Dalila Leonardo, a Coordenação de Fiscalização e Gestão de Denúncias já planeja novas operações na região, reforçando o monitoramento preventivo e repressivo.

O nome da operação é uma homenagem à árvore Paineira (Ceiba speciosa), símbolo de resistência e amplamente presente nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

Denúncias feitas pela população 

A Semad reforça a importância da participação da sociedade na denúncia de crimes ambientais. Casos suspeitos de desmatamento ilegal, queimadas, poluição ou outras infrações ambientais podem ser denunciados de forma anônima. A colaboração da população é essencial para ampliar o alcance da fiscalização e fortalecer a defesa dos recursos naturais em Minas Gerais. 

As denúncias podem ser feitas pelos canais: 

Disque 155 – opção 7 (LigMinas) 

Denúncia online, neste link.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ronnie O’Sullivan to leave UK to live in Middle East

O’Sullivan has repeatedly said that he has found things tough in recent years and has…

Professora morta em SP: Polícia pede perícia em carro da esposa da vítima

A Polícia Civil de São Paulo pediu uma perícia no carro de Fernanda Fazio, esposa…

Em meio a receio de guerra com Índia, Paquistão realiza teste de míssil

O Paquistão realizou um treinamento militar com lançamento de míssil neste sábado (3), de acordo…

× How can I help you?