Search
Close this search box.

08/07/2025

Search
Close this search box.

Gaza: Brasil pede fim de expansão do plano militar israelense

O Palácio do Itamaraty expressou nesta quinta-feira (8) “grave consternação” com o plano de expansão militar de Israel na Faixa de Gaza. Em nota divulgada à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores afirma que o aumento da tensão pode dificultar as negociações e liberação de reféns.

“O governo brasileiro expressa grave consternação com a aprovação, em Israel, de plano de expansão da ofensiva militar na Faixa de Gaza e estabelecimento de presença continuada naquele território, em desrespeito ao direito internacional”, diz o comunicado.

“Tendo em vista que uma escalada militar poderá prejudicar as negociações para cessação das hostilidades e liberação dos reféns, o Brasil exorta Israel a abster-se da implementação do referido plano”, adicionou o governo brasileiro.

A expansão da ofensiva israelense acontece em meio ao fracasso das negociações por um cessar-fogo e a contínua retenção de reféns. Na última semana, o exército israelense anunciou a mobilização de reservistas para ampliar o escopo militar no local.

A convocação ocorre após relatos de que o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, tenente-general Eyal Zamir, apresentou na sexta-feira um plano para intensificar a pressão sobre Hamas ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e ao ministro da Defesa Israel Katz.

Qualquer operação israelense que resulte no deslocamento de civis agravaria, ainda mais, a trágica situação humanitária, assim como o quadro de mortes e destruição no Estado da Palestina

Nota à imprensa do Palácio do Itamaraty sobre o plano de nova ofensiva militar em Gaza

Ainda em nota, o governo brasileiro reforçou o pedido para que suprimento essenciais possam entrar no território ocupado, mencionando “a obrigação de Israel de garantir prestação continuada de serviços básicos e assistência humanitária”.

Na última semana, o ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, chegou a afirmar que Gaza será “totalmente destruída” e que civis serão deslocados da região.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Apple COO Jeff Williams is retiring

Apple has announced that Sabih Khan, the company’s vice president of operations, will take over…

Cria de Xerém, João Pedro encerra sonho do Fluminense e leva o Chelsea à final

O Fluminense provou do seu próprio veneno e deu adeus ao sonho de conquistar a…

Sob sigilo, MP apura projeto de construção em área tombada no Granbery

Por meio da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Juiz de Fora, o Ministério…