(foto: JP Pacheco/Coritiba)
Com derrota fora de casa, o América ficou ainda mais distante do objetivo de entrar no G4. Na noite desta segunda-feira (19/5), desperdiçou muitas chances e perdeu para o Coritiba por 1 a 0, no Couto Pereira, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe segue sem vencer longe de seus domínios e ainda se aproximou da zona de rebaixamento. O único gol da partida foi marcado por Sebastián Goméz.
Com o resultado, o América estacionou na 14ª posição, com 10 pontos – apenas quatro a mais que o Volta Redonda, o primeiro dentro do Z4. A diferença para o G4 subiu para cinco pontos. O CRB é o quarto e soma 15. Com a vitória, o Coritiba é o sétimo colocado, com 13.
Até aqui, são quatro jogos e quatro derrotas fora de casa para o Coelho. O time também não balançou as redes em nenhum dos compromissos.
Apesar de ter começado melhor no primeiro tempo, o América viu o Coritiba crescer rapidamente na partida. O alviverde mineiro até criou chances, mas não aproveitou. A situação escancarou um problema que já vem sendo recorrente fora de casa: a falta de efetividade. Além disso, proporcionou chance para o adversário, que foi fatal com Sebastián Goméz.
Na segunda etapa, o América dominou as chances. As substituições trouxeram mais velocidade para o jogo. Com o fôlego renovado, o Coelho pressionou até o fim, mas não teve sorte e nem precisão nas tentativas. Todas elas pararam na defesa ou na displicência dos atacantes para concluir.
Próximos jogos
O Coritiba volta a campo na segunda-feira (26/5), para enfrentar o Criciúma, às 19h, no Estádio Heriberto Hülse, pela nona rodada da Série B.
Já o América pega o Atlético-GO, na terça-feira (27/5), às 19h30, no Independência, pela nona rodada da Série B.
O jogo
O primeiro tempo teve um certo equilíbrio, mas uma grande diferença entre os dois times: de um lado, o América não conseguiu converter as chances, enquanto o Coritiba abriu o placar e soube como administrar a vantagem inicial.
Nos primeiros minutos, o América esteve mais perto de abrir o placar. A equipe foi criativa e levou perigo para o Coritiba em algumas oportunidades. A estrela de Pedro Morisco que tomou a cena. O goleiro do Coxa fez boas defesas e em outros momentos viu a finalização ir para fora.
Ele espalmou bom chute de Figueiredo, além de ter defendido tentativa de Jhosefer. Na ocasião, o goleiro saiu do gol depois de perceber que o meio-campista do Coelho teria espaço e foi feliz na decisão.
O Coritiba, contudo, não demorou muito tempo para assustar o América. A equipe reverteu a posse de bola e equilibrou a partida rapidamente. Com a marcação ajustada, conseguiu conectar bem as jogadas.
Além disso, o time foi preciso em um fundamento que o adversário pecou: a efetividade. Após cobrança de escanteio, Matheus Mendes saiu do gol e espalmou para longe. Contudo, a bola foi parar nos pés de Sebastián Goméz, que estava livre de marcação. Ele bateu firme, de fora da área e abriu o placar: 1 a 0.
Depois disso, foi o Coritiba que ainda teve as melhores chances e seguiu pressionando o Coelho – foram ao menos mais duas tentativas. O América, por sua vez, ainda demonstrava uma falta de capricho em trabalhar os passes e nas conclusões de gol.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Coritiba emendou algumas chances logo de cara, mas todas de fora da área, o que facilitou a defesa do goleiro Matheus Mendes. O América renovou o fôlego e retomou o ritmo – a equipe equilibrou a posse de bola e emplacou boas chances, mas ainda sem muita ‘sorte’.
O técnico William Batista sacou Paulinho, Kauã Diniz, Stênio e Mariano. No lugar, colocou Marlon, Elizari, Gustavinho e Samuel. O América pressionou e ameaçou o goleiro Pedro Morisco algumas vezes com Figueiredo, Stênio e, principalmente, Jhosefer.
O jovem meio-campista foi um dos destaques do lado do Coelho. Com muita liberdade pelo meio de campo, o jogador de 21 anos tinha espaço para pisar na área e ainda serviu como uma das mentes pensantes para gerar velocidade para os companheiros do setor ofensivo.
Do outro lado, o Coritiba não foi afobado. O time controlou bem e trocou passes em busca de cessar a pressão americana. No fim, o Coelho tentou de todas as formas – seja de fora da área, por lançamento, de cabeça ou na aproximação das linhas. Mas não foi suficiente e a equipe amargou mais um resultado negativo fora de casa.
AMÉRICA 0 X 1 CORITIBA
Coritiba
Pedro Morisco; Alex Silva, Guilherme Aquino (Maicon aos 34 do 1T), Bruno Melo e Zeca; Machado (Geovane aos 21 do 2T), Sebastián Gómez e Josué; Vini Paulista (Wallisson aos 12 do 2T), Nicolas Careca (Ruan Assis aos 21 do 2T) e Gustavo Coutinho (Dellatorre aos 11 do 2T). Técnico: Mozart
América
Matheus Mendes; Júlio, Mariano (Samuel aos 21 do 2T), Lucão e Paulinho (Marlon aos 12 do 2T); Cauan Barros, Kauã Diniz (Elizari aos 12 do 2T) e Jhosefer (Renato Marques aos 31 do 2T); Figueiredo, Stênio (Gustavinho aos 21 do 2T) e Willian Bigode. Técnico: William Batista
- Gols: Sebastián Gómez aos 22 do 1T (Coritiba)
- Cartões amarelos: Sebastián Gómez, Machado, Maicon, Zeca, Geovane (Coritiba), Stênio, Jhosefer, Renato Marques, William Batista (América)
- Motivo: Oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
- Data: 19/05/2025
- Horário: 21h35
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
- VAR: Diego Pombo Lopez (BA)