Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Agência Minas Gerais | Balé e funk se encontram no palco em intercâmbio inédito entre Cia de Dança do Palácio das Artes e coletivo Lá da Favelinha

Agência Minas Gerais | Balé e funk se encontram no palco em intercâmbio inédito entre Cia de Dança do Palácio das Artes e coletivo Lá da Favelinha

O encontro entre o balé contemporâneo e o funk chega ao palco do Palácio das Artes, da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA) e a Cia Favelinha, do coletivo do Centro Cultural Lá da Favelinha, promovem juntas uma imersão criativa inédita, que culmina no workshop Sobre Tons na Dança, com apresentações nos dias 9 e 10/7, às 15h, no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte.

Mais do que um espetáculo, a proposta é um diálogo vivo entre linguagens coreográficas distintas: de um lado, a tradição e a técnica do balé contemporâneo; do outro, a vibração urbana e identitária do passinho e do funk. Ao reunir esses dois universos em cena, a ação constrói um espaço simbólico e sensível de troca, valorizando as diferentes formas de expressão corporal como instrumento de arte, denúncia e pertencimento.

A troca entre os dois grupos tem início a partir desta segunda-feira (7/7) em uma residência artística, quando ambos se encontram em processo colaborativo. O resultado será compartilhado com o público no formato de workshop-espetáculo, seguido por uma roda de conversa com os artistas, mediada por integrante da Cia Favelinha. A atividade é gratuita e voltada a jovens a partir dos 14 anos da rede pública de ensino, além de demais interessados.

Sônia Pedroso, diretora da Cia de Dança Palácio das Artes, ressalta a importância do intercâmbio.

 








 
 
   
   


A artista Negona Dance, dançarina e coreógrafa na Cia Favelinha, aponta que a união com a Cia de Dança Palácio das Artes é um encontro de mundos, que agora se abraçam, se misturam e se fortalecem.

 








 
 
   
   


Histórias

A Cia Favelinha, antes conhecida como Favelinha Dance, é formada por sete intérpretes-criadores e atua desde 2015, promovendo o acesso à cultura nas periferias de Belo Horizonte por meio do funk, das oficinas de passinho e de apresentações em palcos nacionais e internacionais.

O grupo já dividiu a cena com nomes como Liniker e Karol Conká, em festivais como Sarará e Breve, e se apresentou em países como Reino Unido e França.

Já a Cia de Dança Palácio das Artes, criada em 1971, é uma das mais tradicionais companhias de dança do Brasil. Com 18 bailarinos, a CDPA desenvolve repertórios de dança contemporânea e atua em produções operísticas da FCS.

Parcerias e realização

O workshop Sobre Tons na Dança integra o programa Sobre Tons, iniciativa do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) com foco na valorização da cultura negra e no enfrentamento ao racismo.

A realização é do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, MPMG, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e FCS.

As atividades da FCS contam com mantenedora a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo FrediZak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo, e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 espaços culturais em diálogo com o turismo e a diversidade artística de Minas Gerais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Produção e venda de carros cresce em 2025 enquanto Chinesas têm estoque recorde

A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, anunciou os resultados de emplacamentos e produção…

Ataque de abelhas deixa 24 feridos na França, sendo 3 em estado grave

Transeuntes foram picados durante cerca de 30 minutos na manhã de domingo, na cidade de…

Você se sente mais triste no inverno? Entenda porque isso acontece

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:…