Search
Close this search box.

25/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Agência Minas Gerais | Municípios mineiros têm até 15/7 para preencher dados no Sistema Nacional de Informações em Saneamento

Agência Minas Gerais | Municípios mineiros têm até 15/7 para preencher dados no Sistema Nacional de Informações em Saneamento

O prazo para preenchimento dos dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) está aberto até o próximo dia 15/7. O alerta é do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, responsável por coordenar o processo em nível nacional.

O Sinisa é a plataforma oficial de dados do Governo Federal sobre os serviços de saneamento básico no país e o preenchimento das informações é obrigatório para os municípios, sendo condição essencial para acesso a recursos públicos federais voltados ao setor. A exigência está prevista na Lei nº 11.445/2007, atualizada pela Lei nº 14.026/2020, que instituiu o novo Marco Legal do Saneamento.

O processo de coleta de dados contempla cinco módulos, que cobrem as quatro componentes do saneamento básico e aspectos da gestão municipal:

  • Gestão Municipal: informações sobre estrutura administrativa, planos municipais de saneamento, regulação e fiscalização local;
  • Abastecimento de Água: dados sobre cobertura do serviço, qualidade da água, infraestrutura e operação, preenchidos pelos prestadores locais ou regionais;
  • Esgotamento Sanitário: coleta, tratamento e disposição de esgoto, também sob responsabilidade dos prestadores;
  • Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos: abrange coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos;
  • Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas: contempla sistemas de drenagem urbana, gestão de riscos e prevenção de enchentes.

 

Além de ser uma exigência legal, o envio das informações ao Sinisa é uma ferramenta estratégica para orientar a alocação de recursos federais; fortalecer o planejamento e a gestão pública; subsidiar ações de regulação e fiscalização e promover a transparência e o controle social sobre os serviços de saneamento.

Acesso ao sistema e suporte técnico

O preenchimento deve ser realizado diretamente no sistema do Sinisa, disponível no site oficial do Ministério das Cidades. No portal, os municípios também encontram orientações técnicas, cadernos temáticos, formas de cálculo e canais de apoio para esclarecimento de dúvidas.

A recomendação é que os municípios não deixem para a última hora. A atualização correta e dentro do prazo dos dados no Sinisa é fundamental para garantir o acesso a políticas públicas e financiamentos voltados à universalização do saneamento básico no Brasil.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Com mensagem aos “preciosos” catequistas, Papa recorda beato vietnamita

Leão XIV enviou uma videomensagem para recordar os 400 anos de nascimento do beato Andrew…

Developments in China mean self-driving is closer than ever

Autonomous driving and the technology behind it played a significant part at this year’s Shanghai motor…

Mello Araújo defende Bolsonaro, mas diz que se sente ‘à vontade’ para eventual comando da Prefeitura de São Paulo

Atual vice-prefeito da capital paulista pode ser opção à sucessão de Ricardo Nunes caso a…