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22/07/2025

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Agência Minas Gerais | Projeto de prevenção e combate ao assédio moral da OGE/MG vence concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias Públicas

Durante a Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), recebeu a notícia do primeiro lugar no sétimo concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias Públicas, categoria “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com mais de 300 mil habitantes, a estados, ao Distrito Federal, ou órgão e entidades federais”.

O projeto vencedor foi “A prevenção ao assédio moral em Minas Gerais: as estratégias integradas para construir um ambiente de trabalho respeitoso, digno e saudável”.

A ação concorreu com iniciativas inspiradoras que demonstram o impacto positivo na prevenção e no enfrentamento aos assédios e à discriminação no ambiente de trabalho na Administração Pública, bem como o aprimoramento dos serviços prestados por meio da avaliação dos serviços públicos. O resultado está disponível neste link.

A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, comemorou o reconhecimento do projeto da OGE/MG. “Mostramos qual foi a experiência de Minas Gerais no enfrentamento do assédio moral, em especial nos hospitais, em que fizemos campanha com a Fhemig, e no sistema de segurança pública, em conjunto com a Sejusp. Todo o trabalho que temos desenvolvido desde a criação da Ouvidoria de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, em 2019. A experiência que temos de capacitações, seminários e diversas campanhas de prevenção. Estamos muito orgulhosos e satisfeitos”, disse.

“Este prêmio é um reconhecimento do compromisso e do esforço contínuo para garantir um ambiente de trabalho digno, respeitoso e livre de qualquer forma de assédio para todos os servidores públicos”, destacou a ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Ribeiro.

“Seguimos com a missão de promover a conscientização e oferecer o apoio necessário, para que cada pessoa se sinta segura, acolhida e valorizada no seu local de trabalho”, concluiu.

Sobre a premiação

O sétimo Concurso de Boas Práticas é realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), e tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todos os níveis da federação, que promovam a prevenção e o enfrentamento aos assédios e à discriminação no ambiente de trabalho na Administração Pública e o aprimoramento dos serviços prestados por meio da avaliação dos serviços públicos.

As ouvidorias públicas, em todos os níveis da federação, tiveram a oportunidade de inscrever uma experiência em cada uma das seguintes temáticas: “Prevenção e enfrentamento aos assédios e à discriminação no ambiente de trabalho” e “Avaliação de Serviços Públicos”.

Sobre a OGE/MG

A OGE/MG é o canal de interlocução entre a sociedade e o Estado. Auxilia diretamente o governador na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços público.

Nos canais de atendimento da OGE/MG é possível se manifestar e registrar elogios, reclamações, denúncias, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos estaduais.

Sua estrutura é formada por nove ouvidorias temáticas: Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Ambiental e Agropecuária; Prevenção e Combate à Corrupção; Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

As manifestações podem ser registradas pelos canais de atendimento:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br 

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

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