Search
Close this search box.

09/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Região
  • Cidades
  • Agência Minas Gerais | Projeto do Acordo de Brumadinho já possibilitou castração de mais de 6 mil cães e gatos em 19 cidades da região

Agência Minas Gerais | Projeto do Acordo de Brumadinho já possibilitou castração de mais de 6 mil cães e gatos em 19 cidades da região

O Acordo de Brumadinho conta com um Projeto de Manejo Populacional Ético de Animais Domésticos, que já realizou mais de 6 mil castrações e microchipagens de cães e gatos em municípios da Bacia do Paraopeba, neste ano.

A ação visa controlar eticamente a população de animais, promover o bem-estar animal e reforçar políticas públicas na região afetada pelo rompimento da barragem da Vale S.A. em 2019.

A iniciativa coordenada pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), integra o Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos e é executada pela Vale S.A., conforme o Anexo II.2 do Acordo Judicial de Reparação.

 

Importância

A microchipagem dos animais cria um banco de dados que facilita a identificação dos pets e fortalece o vínculo com seus tutores, ajudando a reduzir casos de abandono e reprodução descontrolada.

“O projeto reflete o compromisso do Governo de Minas com a saúde pública, o bem-estar animal e a convivência responsável, além de incluir ações de incentivo à adoção e capacitação de gestores municipais”, afirma a subsecretária de Gestão Estratégica e Reparação da Seplag-MG, Gabriela Brandão.

Até o momento, 19 municípios já foram contemplados com as ações: Abaeté, Betim, Biquinhas, Brumadinho, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Fortuna de Minas, Igarapé, Maravilhas, Mário Campos, Mateus Leme, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha e Três Marias.

O subsecretário de Gestão Ambiental da Semad-MG, Diogo Melo Franco, reforça que o projeto também irá deixar um legado para fortalecer as políticas públicas das cidades.

“Estão sendo feitas ações de educação ambiental humanitária com a população e, também, a capacitação dos gestores públicos municipais que atuam na gestão da fauna doméstica, de forma a propiciar a continuidade das ações após a execução do projeto”, destaca.

Próximos passos

A previsão é que o projeto realize cerca de 35 mil castrações em 52 municípios – 26 diretamente atingidos e 26 limítrofes – formando um cinturão de proteção e prevenção.

Em julho, os atendimentos contemplam Brumadinho, Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas, Belo Vale, Moeda, Onça de Pitangui e Igarapé. Estão previstas 2.160 castrações neste mês, elevando o total para 8.833 procedimentos em 30 cidades.

As castrações são gratuitas e voltadas a animais de rua, tutelados por ONGs e protetores, e de famílias de baixa renda. A seleção dos animais e a divulgação das ações são feitas pelas prefeituras, com apoio da Vale S.A. quando necessário.

As ações são auditadas por consultoria socioambiental independente, com dados disponíveis neste link.

Acordo de Reparação

O Projeto de Manejo Populacional Ético de Animais Domésticos faz parte das ações de compensação previstas no Acordo Judicial de Reparação, assinado em 4/2 de 2021 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale S.A.

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019, causou 272 mortes e impactos severos na Bacia do Paraopeba, com danos sociais, econômicos e ambientais de grande magnitude. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cavalgada em Santo Antônio do Aventureiro termina com homem ferido por disparo de arma de fogo

Suspeito foi preso pela Polícia Militar. Uma cavalgada realizada neste domingo, 6 de julho, deixou…

Paulo Rosenbaum – Términos Inacabados Episódio 32

PR Terminos Episódio 32 O policial avançou e empurrou Afanes que caiu no solo, e caminhou…

Criticado por dizer que odeia pobres, pastor Nicoletti diz que foi mal interpretado – Exibir Gospel

Após ser criticado nas redes sociais, o pastor Nicoletti, da Igreja Recomeçar, afirmou que suas…