Search
Close this search box.

24/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Entretenimento
  • Alemanha perde posto de maior fabricante de cerveja da Europa para a Rússia

Alemanha perde posto de maior fabricante de cerveja da Europa para a Rússia

"RússiaApós liderar fabricação de cerveja na Europa, país foi superado no ano passado pela Rússia, que também empurrou os alemães para fora do top 5 mundial. Brasil mantém terceira posição entre os maiores fabricantes globais.A queda na produção de cerveja na Alemanha no último ano tirou do país o posto de maior fabricante da bebida na Europa.

Agora, a primeira posição passou a ser ocupada pela Rússia, que produziu 9,1 bilhões de litros em 2024 – um crescimento de 8,8% em relação a 2023.

Já a produção alemã caiu de 8,5 bilhões para 8,4 bilhões de litros no período.

Com a retração, a Alemanha também perdeu para os russos o quinto lugar do ranking de maiores fabricantes mundiais da bebida, caindo para o 6º lugar na lista global.

Esta é a segunda vez que a Rússia ultrapassa a Alemanha em volume produzido de cerveja no ranking organizado pela BarthHaas, empresa alemã é a maior comerciante de lúpulo do mundo e que pesquisa o mercado desde 1912.

No final dos anos 2000, a Rússia chegou a ultrapassar os alemães no ranking europeu, mas a Alemanha recuperou o posto em 2013 e vinha mantendo a posição até o ano passado.

Segundo o relatório, em alguns casos, como o da Rússia, os cálculos são estimados com base no escrutínio de dados disponíveis, uma vez que tem se tornado cada vez mais difícil obter informações da indústria.

Rússia importa menos; Alemanha vê queda no consumo interno

O diretor-geral da BarthHaas, Thomas Raiser, atribui o aumento da produção russa ao fato de que menos cerveja está sendo importada pelo país, o que impulsiona a indústria nacional a ocupar o espaço deixado pelos concorrentes estrangeiros.

Já a Alemanha enfrenta uma redução no consumo interno que afeta a indústria há uma década, segundo o Departamento Federal de Estatística. O número contraria as projeções de aumento na produção em 2024 devido à realização da UEFA Euro no país.

O envelhecimento da população, a concorrência de outras bebidas e a queda no poder de compra alemão também influenciam os resultados.

A queda na produção em 2024 também ocorreu em outros 27 dos 43 países europeus analisados. Entre os que desafiaram esta tendência estão o Reino Unido (3,6 bilhões de litros), a Itália (1,7 bilhão de litros) e a Ucrânia (1,4 bilhão de litros).

China lidera o ranking; Brasil fica em 3º

Tanto a Rússia quanto a Alemanha ficam bem atrás dos líderes mundiais na produção de cerveja.

A China continua sendo a maior nação fabricante da bebida no mundo, seguida pelos Estados Unidos. O país asiático produziu 34 bilhões de litros e os EUA, mais de 18 bilhões, embora ambos tenham registrado quedas de cerca de 5%.

Já o Brasil manteve o terceiro lugar no ranking mundial, com 14,7 bilhões de litros produzidos, o equivalente a 8% da produção de todo o mundo. Ele é seguido pelo México, com 14,5 bilhões de litros, e agora pela Rússia.

No entanto, a Alemanha manteve sua posição como maior fornecedor mundial de lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja. Ainda assim, o número de produtores da planta caiu para níveis historicamente baixos, chegando a menos de mil neste ano.

gq (DPA, OTS)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mãe de Virginia explica curtida em post sobre Zé Felipe

Margareth Serrão, mãe de Virginia Fonseca, chamou atenção nas redes sociais ao curtir uma publicação…

Cléber Xavier lamenta a derrota do Santos para o Internacional: ‘A culpa é de todos’

O técnico Cléber Xavier lamentou, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (24), a derrota do…

Pessoas mortas receberam R$ 4,4 bilhões em salários e benefícios no país, aponta TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou, nesta quarta-feira (23), o resultado de uma…