A Twenty First Group, empresa de inteligência esportiva, colocou o Campeonato Brasileiro como a sexta liga mais competitiva do mundo. Além disso, o estudo ainda apontou o Brasileirão como a segunda mais equilibrada.
O Brasileirão ficou atrás da Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Série A (Itália) e Ligue 1 (França), respectivamente, entre as melhores ligas. A MLS foi eleita a mais equilibrada.
“Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio”, afirmou Aurel Nazmiu, cientista de Dados Sênior do Twenty First Group, ao The Athletic.
O estudo calculou a força da liga entre a colocação média de cada clube. No Brasil, entende-se que não existe uma distância tão grande de times como Palmeiras e Flamengo para o Juventude, penúltimo colocado do Brasileirão.
Mais equilibrada que o Brasileirão?
Um dos fatores que deram o posto de mais equilibrado à MLS foi o sistema de teto salarial que aplica. Com isso, os investimentos das equipes são relativamente próximos, diferente do que acontece no Brasileirão.