Com apoio da Lei Murilo Mendes, Juiz de Fora recebe, neste sábado (26), o primeiro Arraiá LGBTQIAPN+ na Praça Presidente Antônio Carlos, das 15h às 22h. Inspirado nas famosas festas populares, o evento – intitulado como “Bailão da Saraah” – celebra a diversidade, os aspectos da cultura interiorana e a união entre as famílias, como revela o organizador David Martins. A iniciativa também conta com DJs, shows de drags, área kids com touro mecânico e brinquedos infláveis, quadrilha julina e outras atrações típicas dos arraiás.
Com expectativa de público de até mil pessoas, a primeira edição do “Bailão da Saraah” será aberta para todas as idades, gêneros e orientações sexuais. Para David, o evento se preocupa em levar a cultura LGBTQIAPN+ para novos espaços, além de promover o encontro entre o pop e a arte interiorana.
“O queernejo é um movimento com vários artistas pelo país, que são nascidos no interior, onde a influência desse gênero é bastante presente, inclusive em Juiz de Fora, mas em muitos momentos não somos contemplados.” Além da inclusão, conforme o organizador, o público pode esperar tudo que um bom arraiá pede.
David também destaca que a arte drag é o grande foco do evento, que contará com a presença de dois destaques do cenário nacional: as drags mineiras Shannon Skarllet e Mellody Queen, que participaram do reality show Drag Race Brasil. Entre as atrações locais confirmadas estão Uiara Cardinally, Aurora The Witch, Titiago, Isma Vep, Alma Quimera e Loren Z. “Será uma grande celebração à diversidade” afirma David.
Saraah e o seu bailão

O festival é idealizado pela artista multifacetada Saraah, que é drag queen, DJ, cantora e produtora cultural com mais de sete anos de atuação em Juiz de Fora. Com carreira nacional e internacional, Saraah é uma das maiores representantes do gênero queernejo. Seu trabalho foi exposto em eventos como o Miss Brasil Gay, Semana do Orgulho de Juiz de Fora, Feira da Diversidade de São Paulo e casas noturnas em Portugal, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Após duas edições em espaços privados, o festival ganha agora um novo formato considerado “mais inclusivo e democrático”, tendo em vista que essa é a primeira edição em espaço público e em formato de festival.
Serviço
Local: Praça Presidente Antônio Carlos – Centro, Juiz de Fora (MG)
Data: 26 de julho (sábado)
Horário: das 15h às 22h
Entrada: Gratuita
Área kids disponível
Festa After com DJs e performances drag
*Estagiário sob supervisão da editora Gracielle Nocelli