O final do Pan-Americano de esgrima na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, terminou com o Brasil no pódio. Neste domingo, a equipe feminina de florete brasileira garantiu a medalha de bronze na competição. O time é formado pela atleta Mariana Pistoia e o técnico Alexandre Teixeira, do Grêmio Náutico União, além de Ana Toldo, do Clube Athletico Paulistano, Bia Bulcão e Gabriella Vianna, do Esporte Clube Pinheiros.
A caminhada rumo ao pódio começou com a vitória das brasileiras sobre o México nas quartas de final com um placar de 45 a 30. Em seguida, na semifinal, acabaram derrotadas pelo Canadá por 45 a 21. No entanto, a equipe conseguiu se recuperar e garantiu a medalha de bronze ao derrotar o Chile por 45 a 34.
Além da vitória por equipes, o Brasil também conquistou a medalha de bronze na espada masculina individual com Alexandre Camargo, enquanto Isabela Carvalho subiu ao pódio no sabre feminino individual. Com os resultados, o Brasil terminou a competição ocupando a sexta posição no quadro geral de medalhas da disputa.
MAIS UM PÓDIO! 🥉🇧🇷
Neste domingo (29), a equipe brasileira de florete feminino, formada por Gabriella Vianna, Bia Bulcão, Ana Toldo e Mariana Pistoia, conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de Esgrima, no Rio de Janeiro.
Com o resultado, o #TimeBrasil fechou sua… pic.twitter.com/VvDmW3D4cw
— Time Brasil (@timebrasil) June 29, 2025