Após Luisa Stefani e Joe Salisbury vencerem a dupla composta pela chinesa Zhang Shuai e o salvadorenho Marcelo Arévalo por 2 sets a 0, a brasileira avança pela segunda vez na carreira a uma final de Grand Slam, desta vez em Wimbledon, ao lado do parceiro britânico. A decisão está prevista esta quinta-feira contra a tcheca Kateřina Siniaková, duplista número 1 do mundo atualmente, e o holandês Sem Verbeek.
As parciais da semifinal de duplas mistas foram de 7 a 6 (6) e 7 a 6 (4). O primeiro set da partida foi equilibrado. As duas duplas sacaram bem e tiveram dificuldade para jogar com o serviço adversário, com poucas chances de quebra dos dois lados da quadra. Assim, a parcial foi para o tie-break, onde Luisa Stefani e Joe Salisbury ganharam por 8 a 6.
O jogo seguiu a mesma dinâmica no segundo set, com as duplas sempre confirmando o serviço e, novamente, o duelo foi para o tie-break. A brasileira e o britânico foram melhor no desempate e fecharam o jogo com um winner de Salisbury.
Essa é a primeira vez que Luisa Stefani chega na final da chave de duplas mistas em Wimbledon. Anteriormente, seu melhor resultado no torneio londrino era uma segunda rodada, em 2021, jogando ao lado do também brasileiro e gaúcho Marcelo Demoliner. Sua outra final de duplas mistas em um Grand Slam foi no Australian Open, em 2023, no qual a medalhista olímpica faturou o título jogando com o compatriota Rafael Matos.
*Sob a supervisão de João Paulo Fontoura.