Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Entretenimento
  • Carnaval, banho de mar e homenagens: Relembre a última ida de Preta Gil à Bahia

Carnaval, banho de mar e homenagens: Relembre a última ida de Preta Gil à Bahia

Entre os últimos registros de Preta na Bahia, estão momentos de grande emoção: o retorno ao Carnaval de Salvador, o banho de mar após meses de restrições e sua presença no show do pai, onde foi homenageada

A última passagem de Preta Gil pela Bahia, em março deste ano, antes de embarcar para os Estados Unidos, foram intensos, cheios de carinho, significado e momentos especiais. A cantora, que faleceu no domingo (20/7), aproveitou cada instante no estado que foi essencial em sua formação pessoal e artística. Embora nascida no Rio de Janeiro, foi na Bahia, terra natal de seu pai, Gilberto Gil, que Preta consolidou laços afetivos profundos.

A ligação da família com o estado é antiga. Gilberto Gil, nascido em Ituaçu, na Chapada Diamantina, conquistou o coração dos baianos, que também acolheram seus filhos com afeto,  especialmente Preta, que sempre destacou a importância da Bahia em sua trajetória.

Veja as fotos

Preta Gil é liberada pela equipe médica para dar um mergulho no mar / Reprodução: Instagram

Reprodução/Instagram

Preta GilReprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Preta Gil vai se apresentar no “Domingão com Huck” cantando abertura de “Vale Tudo”Reprodução/Instagram

Reprodução/ Instagram

Reprodução/ Instagram

Reprodução

Reprodução

Reprodução / Instagram

Preta Gil emocionada em SalvadorReprodução / Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Foto/Instagram

Léo Santana exalta Preta Gil em trio no CarnavalFoto/Instagram

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Marcio Reis / Agnews

Marcio Reis / Agnews

Reprodução/Instagram

Preta Gil e GominhoReprodução/Instagram

Foto/Instagram

Léo Santana exalta Preta Gil em trio no CarnavalFoto/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Foto: Instagram

Preta Gil é ovacionada no Carnaval de SalvadorFoto: Instagram

Foto/Instagram

Preta Gil é ovacionada no Carnaval de SalvadorFoto/Instagram

Reprodução / Instagram

Reprodução / Instagram

Reprodução: Instagram/@gominho

No Dia do Amigo, Gominho homenagea Preta Gil, morta aos 50 anosReprodução: Instagram/@gominho

Reprodução/Instagram: @pretagil

Preta Gil se preparava para voltar ao Brasil após tratamento contra o câncerReprodução/Instagram: @pretagil

Foto: Eduardo Paduan

Preta Gil começou seu longo tratamento contra o câncer em 2023Foto: Eduardo Paduan

Reprodução: Instagram

Preta GilReprodução: Instagram


Entre os últimos registros da cantora no estado, estão momentos de grande emoção: o retorno ao Carnaval de Salvador, o banho de mar após meses de restrições e sua presença no show do pai, onde foi homenageada. Poucos meses depois, Preta Gil morreu em Nova York, enquanto se submetia a um tratamento experimental contra o câncer. Ela planejava retornar ao Brasil, mas teve complicações de saúde e não resistiu.

Gilberto Gil, por meio de um comunicado, informou que está cuidando dos trâmites para trazer o corpo da filha de volta ao país. Ainda não há confirmação sobre quando isso ocorrerá.

Carnaval inesquecível em Salvador

Apaixonada pela folia, Preta voltou ao Carnaval de Salvador com brilho nos olhos e emoção à flor da pele. Dos camarotes do circuito Barra-Ondina, mais precisamente do Expresso 2222, ela foi ovacionada por fãs e artistas, como Ivete Sangalo, Ludmilla, Leo Santana e Márcio Victor (Psirico), que passaram pelo local para prestarem homenagens.

“Só Deus sabe como sonhei e lutei pra estar aqui!!! Carnaval de Salvador, com todo seu axé, magia e poder!!! Tô aqui pra receber minha dose de cura que vem de vocês!”, publicou em suas redes sociais.

Além da energia contagiante, a cantora se destacou pelas escolhas de figurino, sempre cheias de estilo e significado. Vestiu-se com um modelo branco em tributo ao Cortejo Afro, exibiu um vestido vermelho vibrante e usou uma peça estampada de oncinha com decote generoso, revelando a cicatriz de uma cirurgia.

Volta ao mar

Na Quarta-feira de Cinzas, Preta protagonizou outro momento simbólico ao mergulhar nas águas da Baía de Todos-os-Santos. A ida ao mar foi possível após liberação médica e representou um reencontro com um de seus maiores prazeres, interrompido durante o tratamento oncológico.

Ela estava acompanhada de pessoas queridas, incluindo a neta Sol de Maria, a irmã Bela Gil e amigos próximos. Com um maiô estampado e a bolsa de colostomia visível, Preta compartilhou com os seguidores essa experiência, que comoveu o país.

Homenagem emocionante no palco de Gilberto Gil

Poucos dias após o mergulho, Preta precisou ser internada em Salvador por conta de uma infecção urinária. Após seis dias no hospital, recebeu alta na véspera do show de estreia da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil.

Assistiu à apresentação na Arena Fonte Nova de um camarote, cercada de amigos como Léo Santana e Lore Improta. O momento mais tocante da noite foi a homenagem do pai:

“Esse show é para mim. É para todos nós. Mas é especialmente para minha filha Preta”, declarou Gil, sob aplausos.

Em seguida, ele entoou “Drão”, canção composta para Sandra Gadelha, mãe de Preta. As imagens da cantora tomaram conta do telão e ela não conteve as lágrimas ao relembrar sua trajetória.

Uma carreira multifacetada

Aos 29 anos, Preta Gil trocou os bastidores da publicidade pelos palcos. Estreou na música com o álbum Prêt-à-Porter, que trazia “Sinais de Fogo”, escrita por Ana Carolina. A capa do disco, que a mostrava nua, foi alvo de críticas, mas também se tornou símbolo da luta da artista contra o racismo e a gordofobia.

Ela lançou quatro álbuns de estúdio, dois registros ao vivo e DVDs, além de parcerias com nomes como Gal Costa, Psirico e Ivete Sangalo. Sua trajetória também incluiu incursões na televisão, na atuação e no empreendedorismo digital.

Em 2010, fundou o “Bloco da Preta”, que se tornou um dos maiores do Carnaval do Rio. Em 2017, arrastou mais de meio milhão de pessoas pelas ruas da capital fluminense e levou o projeto para Salvador.

Preta era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, com quem o cantor também teve Pedro e Maria. Tinha mais cinco irmãos: Nara e Marília (filhas de Belina de Aguiar) e Bem, José e Bela Gil (do casamento com Flora Gil). Deixa o filho Francisco Gil, do relacionamento com Otávio Muller, e a neta Sol de Maria, de 9 anos.

Luta contra o câncer

O diagnóstico de câncer de intestino veio em janeiro de 2023. Após sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia no Brasil, Preta anunciou a remissão da doença em janeiro de 2024, durante uma missa de agradecimento em Salvador.

No entanto, meses depois, a doença voltou a aparecer em outras regiões do corpo. A cantora, então, partiu para os EUA em busca de terapias experimentais. Estava baseada em Nova York e fazia o tratamento em uma clínica especializada em Washington.

Mesmo durante a nova fase do tratamento, mantinha planos de retorno ao Brasil, que infelizmente não se concretizaram.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O que se sabe até agora sobre a morte de policial civil por agente da Rota em São Paulo?

Rafael Moura da Silva foi baleado no dia 11 de julho e faleceu cinco dias…

Fibromialgia: conheça 6 remédios caseiros para aliviar a dor

Dor generalizada e sensibilidade muscular em várias partes do corpo, fadiga e distúrbios no sono.…

Educação midiática precisa ser traduzida para diferentes faixas etárias e contextos escolares

“Quem aqui já caiu em alguma fake news? E quem costuma assistir a vídeos no…