Rádio 99 FM em Miraí – MG

Search
Close this search box.

08/10/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Chá popular ajuda a limpar o fígado, rins e a diminuir o inchaço

Chá popular ajuda a limpar o fígado, rins e a diminuir o inchaço


O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma planta comum no Brasil. Além de colorir jardins e calçadas, essa flor amarela é uma erva medicinal com compostos bioativos poderosos. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes o tornam uma boa opção natural no cuidado com a saúde hepática e dos rins.

A planta também auxilia na eliminação do excesso de líquidos do organismo, diminuindo a sensação de inchaço. Segundo o nutricionista Guilherme Lopes, ervas como o dente-de-leão estimulam a produção de urina, auxiliando na limpeza do trato urinário e reduzindo o acúmulo de substâncias potencialmente prejudiciais ao corpo.

“Manter o volume urinário adequado é fundamental para diluir substâncias tóxicas e facilitar sua excreção. Isso otimiza o processo natural de desintoxicação do corpo”, destaca o profissional.

Outro fator que estimula o consumo da planta amarela é a facilidade em cultivo em casa. Com luz solar e rega adequada, ela se adapta facilmente ao ambiente doméstico.

Leia também
  • Vida & Estilo

    Chá detox com ervas naturais ajuda na saúde do fígado, segundo expert
  • Vida & Estilo

    Erva comum na cozinha afasta moscas de forma natural; veja qual
  • Claudia Meireles

    Chá de erva pode ajudar na digestão e no controle da pressão arterial
  • Claudia Meireles

    Chá de erva popular ajuda a melhorar o foco e a concentração

Benefícios do dente-de-leão para o fígado

Através das propriedades encontradas na planta, o consumo do chá de dente-de-leão estimula a produção de bile e metaboliza as gorduras do fígado. Ela também diminui a inflamação e o dano oxidativo no órgão. Assim, a ação do dente-de-leão melhora a regeneração e a funcionalidade hepática, reduzindo a gordura no fígado e prevenindo doenças.

Por ser versátil, a erva pode ser preparada de várias maneiras, em saladas com folhas frescas, refogados, smoothies e, principalmente, chá. A infusão é feita com as folhas, flores e raízes da planta e seu consumo deve ser feito com responsabilidade.

“⁠O chá de dente-de-leão, para ter benefícios, deve estar inserido em uma rotina de hábitos de vida saudáveis, incluindo a prática de atividade física aliada a uma alimentação adequada orientada por um especialista”, ressalta a nutricionista Isis Helena Buonso, do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo.

O chá de dente-de-leão tem propriedades diuréticas

Contraindicações

Devem evitar o consumo do chá os indivíduos com gastrite, úlceras gástricas e duodenais, cálculos biliares, colecistite, insuficiência renal, doenças hepáticas, câncer de fígado, síndrome do intestino irritável, icterícia e diabetes, pois a erva pode agravar os sintomas dessas condições. Homens em tratamento de fertilidade, crianças, gestantes, lactantes e alérgicos à planta também não devem consumí-lo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





Source link

VEJA MAIS

Welsh Rugby Union: Who will decide the fate of Welsh rugby?

Image source, Huw Evans Picture AgencyImage caption, Richard Collier-Keywood was appointed as the first WRU…

Eliete Paraguassu é alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara de Salvador por suposta denunciação caluniosa contra Tinoco

Foto: Divulgação Vereadora Eliete Paraguassu (PSOL) 07 de outubro de 2025 | 16:23 Eliete Paraguassu…

Carangola NotíciasJOVEM DE 19 ANOS É ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL DE DIVINO – MG

8 de outubro de 2025 Na tarde desta terça-feira, 7 de outubro de 2025, a…