A insana vitória do Chelsea sobre o Benfica por 4 a 1, que levou os ingleses para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, colocou os blues no caminho do Palmeiras. O alviverde venceu o Botafogo por 1 a 0 e reencontrará o clube que foi algoz na final do Mundial de Clubes de 2021, encarnação anterior da competição, em Abu Dhabi. O jogo será disputado na sexta-feira, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Naquela edição, disputada em fevereiro de 2022, o Chelsea, então campeão da Uefa Champions League, fez 2 a 1 no Palmeiras, campeão da Libertadores.
Lukaku abriu o placar para os ingleses no segundo tempo, de cabeça. O alviverde empatou com Raphael Veiga, de pênalti, após toque de mão de Thiago Silva. A vitória do Chelsea veio em outro pênalti por toque de mão, desta vez de Luan. Havertz converteu.
Quatro anos depois, nenhum dos autores dos gols permaneceu no Chelsea. Lukaku está no Napoli-ITA, e Havertz, no Arsenal-ING. Por outro lado, Veiga segue no Palmeiras e está disputando a atual Copa do Mundo de Clubes.
Piquerez e Gustavo Gómez, dois dos remanescentes do alviverde, não jogarão a partida. Eles foram suspensos pelo segundo cartão amarelo e vermelho, respectivamente. Outro desfalque é o zagueiro Murilo, lesionado.
O Chelsea, que mudou até de dono após aquele torneio, passou por uma remontagem completa nos últimos anos. Daquele time campeão, restou apenas o zagueiro Trevoh Chalobah.
Veja os remanescentes da decisão do Mundial 2021 entre Chelsea e Palmeiras:
- Titulares: Weverton, Gustavo Gómez, Piquerez e Raphael Veiga
- Reservas: Marcelo Lomba, Mayke e Murilo
- Ténico: Abel Ferreira
Reservas: Trevoh Chalobah
*Foram levados em conta apenas os jogadores titulares e reservas daquela partida, desconsiderando os não relacionados