A chuva retornou hoje ao Rio Grande do Sul com instabilidade no Oeste e no Noroeste do estado. A tendência é que avance nesta quinta-feira e alcance mais áreas do território gaúcho, atingindo ainda os estados de Santa Catarina e do Paraná.
Projeção de chuva do modelo europeu para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira no Sul do Brasil | METSUL
A instabilidade se reforça e será mais ampla na Região Sul hoje com expectativa de chuva na maior parte dos três estados, embora não em todas as localidades. Pode chover até com intensidade moderada em algumas localidades, em especial em Santa Catarina e em parte do Paraná.
No Rio Grande do Sul, as precipitações nesta quinta devem afetar principalmente cidades do Oeste, do Centro e da Metade Norte gaúcha, mas a chuva pode atingir alguns poucos pontos da Metade Sul do estado. Os volumes, em geral, vão ser baixos na maioria das localidades.
Na sexta, ainda pode ter chuva no começo do dia em pontos do Nordeste gaúcho e ao longo da sexta de forma isolada no Norte do estado, na divisa com Santa Catarina, mas no território gaúcho o sol aparece com nuvens na maioria das localidades.
A instabilidade será consequência do avanço de uma frente fria associada a uma massa de ar frio de trajetória oceânica que se desloca pela costa do Sul do Brasil com temperatura baixa principalmente no Sul e no Leste gaúcho.
Soma-se a isso ainda a atuação de áreas de menor pressão atmosférica pelo contraste entre o ar mais frio na costa e o ar mais aquecido no interior do continente.
A chuva desta segunda metade da semana vai marcar o começo de um período com maior instabilidade na Região Sul que trará chuva mais frequente para os três estados da região nesta última semana de julho e no começo de agosto.
É uma ruptura em relação ao padrão que vinha se observando, já que desde o episódio de chuva volumosa do fim de junho – que trouxe repique de cheias– o tempo esteve predominantemente seco com precipitação abaixo da média no Sul do Brasil.
Chuva com maiores acumulados e mais generalizada é esperada no fim de semana e no começo da semana que vem. Novas áreas de instabilidade vão chegar com chuva até o final do sábado em várias regiões gaúchas.
No domingo, chove em quase todo o Rio Grande do Sul e com mais altos volumes. Na segunda, ainda tem chuva em diversos pontos da geografia gaúcha com os maiores acumulados nas Metades Sul e Leste do estado, acompanhando uma área de baixa pressão.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.