Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.

Cinco estados registram frio abaixo de zero com mínimas de até -7ºC

Cinco estados brasileiros, do Sul e do Sudeste, registraram nesta segunda-feira (21) temperaturas mínimas abaixo de zero no começo do dia, mostram dados de estações meteorológicas automáticas. O frio foi mais intenso em Santa Catarina com até -7ºC.

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

No Rio Grande do Sul, dois municípios com estações meteorológicas começaram o dia com marcas negativas. Os termômetros indicaram -2,4ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, e -0,9ºC em Soledade, no Norte do estado.

Em Santa Catarina, a temperatura caiu abaixo de zero no Planalto Sul. Os termômetros indicaram no começo do dia -7,3ºC em Bom Jardim da Serra; -6,1ºC em Painel; -4,5ºC em São Joaquim; -2,6ºC em Urubici; e -0,5ºC em Urupema.

A madrugada teve temperatura abaixo de zero ainda no Paraná. Estação meteorológica do Simepar, em Palmas, no Planalto de Palmas, no Sul do estado, marcou uma mínima de -1,4ºC.

No Sul do estado de Minas Gerais, a localidade de Delfim Moreira começou a segunda-feira com frio abaixo de zero e temperatura mínima de -1,6ºC. No Rio de Janeiro, no Parque Nacional de Itatiaia, estações igualmente marcaram temperaturas negativas.

Não há nenhuma grande massa de ar frio atuando no Centro-Sul do Brasil, então o que explica estas temperaturas tão baixas e em tantos estados?

As menores temperaturas têm ocorrido em grande parte em estações meteorológicas em baixadas e fundos de vales pelas condições atmosféricas propícias a forte resfriamento que incluem céu claro ou escassa nebulosidade, perfil seco da atmosfera em altitude e vento calmo ou fraco.

Durante o dia, o solo acumula calor proveniente da radiação solar. À noite, sem a presença de nuvens, esse calor é rapidamente perdido para a atmosfera. O ar seco contribui para esse resfriamento, já que há menos vapor d’água na atmosfera para reter o calor próximo à superfície.

Com o vento calmo, não há mistura entre as camadas de ar mais frio junto ao solo e as camadas mais quentes acima. Isso permite que o ar frio, mais denso e pesado, se acumule nas partes mais baixas do relevo. Em locais como baixadas, encostas ou fundos de vales, esse ar frio escorre e se concentra, formando uma espécie de “poço de frio” ou uma “poça térmica”.

Ou seja, é o tempo aberto com um perfil seco da atmosfera em altitude a principal causa destas madrugadas ainda frias. As mínimas mais extremas ocorrem precipuamente nas baixadas, onde o ar frio mais denso e pesado se concentra durante a noite.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mau desempenho no Ideb tem apenas um culpado?

O desempenho das escolas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) voltou a ser…

Mega-Sena: quanto rendem R$ 33 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB

A Mega-Sena realiza nesta terça-feira (22) o concurso 2.891, com prêmio estimado em R$ 33…

Reinaldo Azevedo

Ações de Eduardo nos Estados Unidos expõem essência do bolsonarismo Clique aqui para acessar a…