O Corpo de Bombeiros de Muriaé realizou nesta quarta-feira (23), o curso de formação de brigadistas, dessa vez voltado para servidores públicos da Prefeitura, com ênfase na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A capacitação, que visa reforçar a atuação preventiva e de resposta a incêndios florestais, contou com 19 participantes e foi conduzida pelo sargento Marco Aurélio.
Segundo o sargento, o treinamento tem como objetivo principal preparar os servidores para atuarem nas áreas de preservação ambiental da cidade, com destaque para a Serra do Brigadeiro, uma unidade de conservação considerada estratégica na região. “A gente está capacitando o efetivo da Prefeitura na formação de brigada para atuar na nossa área de preservação, principalmente na Serra do Brigadeiro, que é preciosa na nossa articulação”, destacou.
A formação dos brigadistas inclui uma etapa teórica, já concluída, e uma etapa prática, com atividades como combate a incêndios superficiais e técnicas de extração de vítimas em áreas de risco. “Eles vão ser avaliados tanto no conhecimento teórico quanto na prática. Vão executar ações de combate e também aprender como resgatar pessoas em situação de emergência”, explicou o sargento.
Em 2025, já foram formados 109 brigadistas em Muriaé e região, número bem superior aos 39 formados em 2024. As capacitações ocorreram em diversas localidades, como Fevedouro, Miradouro, Rosário da Limeira (região da Graminha), além dos municípios de Carangola e Muriaé.
A atuação dos brigadistas formados tem como foco o combate a incêndios superficiais, comuns na região, mas também contempla ações educativas e de prevenção. “Nosso foco não é só o combate. A gente também capacita para ações preventivas, levando esse conhecimento para a população, escolas, instituições e desenvolvendo uma cultura de preservação ambiental”, afirmou Marco Aurélio.