O Fluminense provou do seu próprio veneno e deu adeus ao sonho de conquistar a primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Cria de Xerém e recém-chegado ao Chelsea, João Pedro marcou duas vezes e comandou a vitória dos Blues por 2 a 0 nesta terça-feira, 8, na semifinal realizada em Nova Jersey.
Com mais intensidade e organização, os ingleses dominaram as ações nos primeiros minutos no MetLife Stadium. Enzo Fernández foi o primeiro dar trabalho ao goleio Fábio em duas oportunidades. A superioridade dos Blues se traduziu em gol aos 18 com direito à famosa “lei do ex”. Após cruzamento na área, Thiago Silva rebateu mal e a bola sobrou nos pés de João Pedro, que finalizou com categoria sem chances para Fábio. Revelado pelo Tricolor, ele não comemorou seu primeiro gol pelo Chelsea em respeito ao ex-clube.
O Flu conseguiu equilibrar a partida e chegou a ter uma grande chance de empatar aos 25. Após boa troca de passes com Cano, Hércules invadiu a área e finalizou rasteiro entre as pernas de Robert Sánchez, mas viu Cucurella salvar em cima da linha. Aos 36, a esperança da torcida carioca reacendeu quando árbitro marcou pênalti após toque no braço de Chalobah. No entanto, o VAR solicitou a revisão da jogada e a arbitragem voltou atrás na marcação, alegando que o braço estava em posição natural.
O roteiro se repetiu no início do segundo tempo, com o Chelsea ocupando o campo de ataque controlando a posse de bola. Logo aos três minutos, Caicedo arriscou de fora da área, mas mando por cima do gol. Pouco depois, aos oito, foi a vez de Cucurella finalizar cruzado e levar perigo. Renato Gaúcho fez uma troca dupla e mandou a campo Everaldo e Keno nos lugares de Cano e Thiago Santos. Mais ofensivo, o Tricolor teve a primeira boa chance do segundo tempo justamente com Everaldo, que finalizou para defesa segura de Sánchez.
Os ingleses responderam de forma imediata. Em um contra-ataque mortal aos nove minutos, João Pedro levou para dentro da área e acertou uma pancada que carimbou o travessão e morreu no fundo da rede. Segundo gol do atacante, que foi contratado pelos Blues durante a competição, e ponto final na ótima campanha do Tricolor nos Estados Unidos.
O Chelsea vai decidir o título da Copa do Mundo contra o vencedor do duelo entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, que se enfrentam nesta quarta-feira, 9, em Nova Jersey. A grande decisão será no domingo, 13, às 16h, também em Nova Jersey.