Transformar a sala de aula com práticas pedagógicas mais engajadoras e conectadas ao mundo real não é tão difícil quanto pode parecer. Não precisa ter um laboratório de ponta na escola ou dedicar muitas horas extras para mudar a forma como seus estudantes aprendem, seja qual for seu contexto ou localização. É o que pretende ensinar o curso online e gratuito “Aprendizagem Baseada em Projetos – Uma jornada da ideia à ação”, promovido pela plataforma Solve for Tomorrow Latam.
As inscrições já estão abertas neste link para essa formação, voltada a professores do ensino médio e outros educadores interessados em aplicar metodologias ativas. Com carga horária de 15 horas, o curso é bilíngue (português e espanhol), conta com atividades assíncronas e webinários ao vivo e oferece certificado gratuito ao final.
Aprendizagem Baseada em Projetos: o que é e por que apostar nessa metodologia
A Aprendizagem Baseada em Projetos, também conhecida pela sigla PBL (do inglês, Project-Based Learning) é uma metodologia que coloca o estudante no centro do processo. Ao partir da investigação de desafios reais, os jovens desenvolvem autonomia, senso crítico e habilidades para resolver problemas em equipe. O PBL está também alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes do Novo Ensino Médio, ao valorizar competências gerais, projetos interdisciplinares e trilhas formativas que integram teoria e prática.
Relacionadas
5 maneiras criativas para trabalhar os ODS nas suas aulas
ACESSAR
5 projetos escolares de destaque na América Latina e suas lições para educadores
ACESSAR
Sugestões de projetos para fortalecer a participação de meninas nas tecnologias
ACESSAR
Como funciona a formação gratuita
O curso é totalmente online e pode ser feito no ritmo de cada educador. As atividades estão distribuídas ao longo de cinco semanas, com materiais interativos, vídeos instrucionais e entrevistas exclusivas com educadores de diversos países da América Latina que compartilham suas experiências com o PBL.
Os professores terão espaços para interagir com outros docentes de diferentes áreas e lugares e ainda terão dois webinários ao vivo para trocar ideias – que, em seguida, ficarão disponíveis na plataforma para quem não conseguir acompanhar a transmissão simultânea.
A cada módulo, os participantes aprenderão um passo do PBL e, aos poucos, vão montando seu próprio projeto, pronto para ser aplicado em sala de aula. A proposta ainda pode auxiliar a participarem de programas como o próprio Solve for Tomorrow, um programa global da Samsung que estimula estudantes a encontrar soluções para problemas reais de suas comunidades, além de reconhecer os professores que mediam esse conhecimento. Na América Latina, vem sendo realizado desde 2014, com a participação de 350 mil jovens em 20 países latinoamericanos.
Confira a estrutura do curso online
A formação ajuda o professor a aplicar o PBL em sua escola de forma prática e orientada. Os módulos são:
Quem pode participar
O curso é voltado a professores da educação básica, especialmente do ensino médio, além de coordenadores pedagógicos, gestores escolares e profissionais interessados em inovação educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link.
Conheça a plataforma Solve for Tomorrow Latam
O conteúdo da plataforma Solve for Tomorrow Latam é coordenado e produzido pela Agência de Soluções do Instituto Porvir e voltado à rede de educadores de todos os países da América Latina. O Solve for Tomorrow é um programa global da Samsung que estimula estudantes a encontrar soluções para problemas reais de suas comunidades, além de reconhecer os professores que mediam esse conhecimento.
Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma oferece uma coleção abrangente de referências e práticas pedagógicas inspiradoras em educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O material é fruto das experiências de educadores que participaram do Samsung Solve for Tomorrow nos últimos 10 anos, compartilhando projetos inovadores realizados em escolas públicas da América Latina.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências em educação