Daniel Munduruku é um escritor brasileiro. Ele nasceu em 28 de fevereiro de 1964, em Belém do Pará. Mais tarde, obteve graduação em Filosofia, doutorado em Educação e pós-doutorado em Linguística. Ele também é diretor-presidente do Instituto UK’A.
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O autor é um dos primeiros escritores indígenas a produzir obras infantojuvenis. Em suas narrativas, a diversidade cultural dos povos indígenas é valorizada, bem como a ancestralidade e as tradições indígenas. Seu primeiro livro — Histórias de índio — foi publicado em 1996.
Leia também: Ailton Krenak — outro importante autor brasileiro da literatura indígena contemporânea
Tópicos deste artigo
Resumo sobre Daniel Munduruku
- Daniel Munduruku é um autor brasileiro da literatura indígena contemporânea.
- Ele nasceu em 1964, em Belém do Pará.
- Ele tem graduação em Filosofia, doutorado em Educação e pós-doutorado em Linguística.
- Suas obras fazem parte da literatura indígena contemporânea brasileira.
- Os livros do autor são destinados ao público infantojuvenil e apresentam temática indígena.
- Suas obras evidenciam as tradições e a diversidade cultural dos povos nativos.
- É autor de livros como Histórias de índio e O banquete dos deuses.
Biografia de Daniel Munduruku
→ Nascimento de Daniel Munduruku
Mais conhecido como Daniel Munduruku, Daniel Monteiro da Costa nasceu em 28 de fevereiro de 1964, em Belém, capital do Pará.
→ Infância de Daniel Munduruku
Daniel Munduruku passou a infância em Belém e também na aldeia Maracanã. Foi alfabetizado em uma instituição missionária, a Escola Salesiana do Trabalho.
→ Juventude de Daniel Munduruku
Durante a juventude, Daniel Munduruku tomou gosto pela leitura e passou a escrever seus primeiros textos. Ele frequentava a biblioteca de uma escola religiosa e acabou lendo livros com temática religiosa, como a vida dos santos. Cursou o ensino médio em Manaus.
→ Casamento de Daniel Munduruku
Daniel Munduruku se casou com Tania Mara de Aquino em 1990, na cidade de Lorena.
→ Filhos de Daniel Munduruku
Daniel Munduruku tem três filhos com sua esposa Tania Mara de Aquino: Gabriela, Lucas e Beatriz.
→ Formação acadêmica e atuação profissional de Daniel Munduruku
Em 1989, Daniel Munduruku obteve a graduação em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena. Em seguida, trabalhou como professor do ensino básico. No início da década de 1990, atuou como coordenador e como educador junto à Pastoral do Menor de São Paulo. Em 2001, fundou o Inbrapi (Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual).
Em 2010, concluiu o doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo. Em 2012, fez seu pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de São Carlos. Além disso, ocupa uma cadeira na Academia de Letras de Lorena. Desde 2003, é organizador do Encontro de Autores Indígenas. É diretor-presidente do Instituto UK’A desde 2013.
→ Etnia de Daniel Munduruku
Daniel Munduruku faz parte da etnia Munduruku e utiliza tal denominação como sobrenome artístico e político.
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Características das obras de Daniel Munduruku
As obras do autor apresentam características da literatura indígena brasileira. Assim, trazem temática indígena e enaltecem a identidade e a diversidade cultural dos povos nativos. Colocam em foco os costumes, a ancestralidade e a história desses povos a partir do ponto de vista indígena.
Suas narrativas valorizam a tradição oral, a memória, os mitos e a espiritualidade indígenas. Além disso, possuem linguagem simples, já que a maioria de suas obras é direcionada às crianças e aos adolescentes, sendo, portanto, pertencente à literatura infantojuvenil brasileira.
Acesse também: Literatura indígena — detalhes sobre essa literatura de autoria indígena
O que Daniel Munduruku defende?
Daniel Munduruku defende a diversidade cultural e a importância da cultura indígena para a formação da sociedade brasileira.
Livros de Daniel Munduruku

- Histórias de índio (1996)
- Coisas de índio (2000)
- Meu vô Apolinário (2001)
- As serpentes que roubaram a noite e outros mitos (2001)
- O ovo que dançou (2002)
- Kabá Darebu (2002)
- O sinal do pajé (2003)
- O segredo da chuva (2003)
- Você lembra, pai? (2003)
- Histórias que eu ouvi e gosto de contar (2004)
- Crônicas de São Paulo (2004)
- Um estranho sonho de futuro (2004)
- Contos indígenas brasileiros (2004)
- Sabedoria das águas (2004)
- Tempo de histórias (2005)
- O sumiço da noite (2006)
- Caçadores de aventuras (2006)
- Catando piolhos, contando histórias (2006)
- Histórias que eu vivi e gosto de contar (2006)
- Parece que foi ontem (2006)
- O onça (2006)
- A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor (2007)
- As peripécias do jabuti (2007)
- Um sonho que não parecia sonho (2007)
- O menino e o pardal (2007)
- O homem que roubava horas (2007)
- A palavra do grande chefe (2008)
- Todas as coisas são pequenas (2008)
- Outras tantas histórias indígenas de origem das coisas e do universo (2008)
- O banquete dos deuses (2009)
- O Karaíba (2010)
- A caveira rolante, a mulher lesma e outras histórias indígenas de assustar (2010)
- Mundurukando 1 (2010)
- Como surgiu: mitos e lendas indígenas (2011)
- Histórias que eu li e gosto de contar (2011)
- Coisas de onça (2011)
- Karu Taru: o pequeno pajé (2011)
- O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (2012)
- Um dia na aldeia (2012)
- O olho da águia (2013)
- O mistério da estrela vésper (2014)
- Vó coruja (2014)
- Das coisas que aprendi (2014)
- Foi vovó que disse (2014)
- Saudades de amanhã (2015)
- Memórias de índio (2016)
- Vozes ancestrais (2016)
- Wahtirã: a lagoa dos mortos (2016)
- Mundurukando 2 (2017)
- O olho bom do menino (2020)
- Redondeza (2020)
- A origem dos filhos do estrondo do trovão (2020)
- Crônicas indígenas para rir e refletir na escola (2021)
- A chave do meu sonho (2021)
Importância de Daniel Munduruku
Daniel Munduruku faz parte de um grupo de autores indígenas que, a partir do final do século XX, passou a dar visibilidade à cultura dos povos nativos. Até então, histórias indígenas eram narradas por autores brancos e não indígenas. Portanto, ele é um autor da literatura indígena contemporânea.
O fato de suas obras serem direcionadas ao público infantojuvenil são de extrema relevância, já que esse público leitor está em processo de formação, motivo pelo qual possui menos preconceitos e está mais aberto a descobrir e a valorizar novas culturas. Além disso, seu leitor indígena pode ser estimulado a valorizar a própria cultura e a se orgulhar dela.
Prêmios e homenagens a Daniel Munduruku
![Daniel Munduruku recebendo a Ordem do Mérito Cultural (2025) do então presidente Lula. [2]](https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/meuartigo/2025/06/daniel-munduruku-ordem-merito-cultural.jpg)
- Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância da Unesco (2002)
- Prêmio Érico Vannucci Mendes (2003)
- Prêmio Ofélia Pontes (2005)
- Cidadão honorário de Lorena (2006)
- Ordem do Mérito Cultural (2006, 2013, 2025)
- Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2008)
- Medalha de mérito Paulo Pereira dos Reis (2014)
- Prêmio Jabuti (2004, 2017)
- Prêmio da Fundação Bunge (2018)
Créditos de imagem
[1] Editora Moderna (reprodução)
[2] Ricardo Stuckert / Presidência da República / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
CNPq. Daniel Munduruku Monteiro Costa. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/1346640850059252.
JACOB, Lívia Penedo. O uirapuru, a águia e o condor: as literaturas indígenas de abya yala. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 75, n. 2, p. 165-183, maio/ ago. 2022.
LIVRARIA MARACÁ. Catálogo Daniel Munduruku 2021. Disponível em: https://www.livrariamaraca.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Catalogo-em-baixa.pdf.
NAVARRO, Marco Aurélio. Daniel Munduruku: o índio-autor da Aldeia Global. 2014. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
SANTOS, Waniamara de Jesus dos. O ethos indígena na obra literária memorialista de Daniel Munduruku. Caletroscópio, Mariana, v. 1, n. 1, jul./ dez. 2012.
SILVA, Carina Oliveira. Literatura indígena: retomada, protagonismo e resistência. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SOUSA, Damiana Pereira de. A flecha e a caneta: a representação de natureza em Daniel Munduruku na obra Sabedoria das águas — a literatura indígena em questão. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
SOUZA, Luciane Azeredo de. A literatura indígena no contexto escolar: caminhos para a formação de leitores. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.