Organizações devem se antecipar às exigências legais e fortalecer a cultura da empresa
A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, já está em vigor. E, apesar de o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ter determinado que até maio de 2026 a fiscalização será apenas educativa, as empresas já precisam estar atentas para as novas diretrizes em torno da saúde mental dos colaboradores.
Especialistas afirmam que, mesmo diante do prazo para a adequação, é fundamental que os gestores já estejam preparados para a aplicação de mudanças em seus respectivos negócios. Para isso, práticas simples podem fazer a diferença.
“A adequação exige uma transformação cultural e deve começar com pequenas ações que promovam escuta, prevenção e cuidado real com o colaborador”, explica a CEO da Moema Assessoria e especialista em saúde ocupacional, Tatiana Gonçalves.
Riscos para o não cumprimento da nova NR-1
A NR-1 atualizada determina que as empresas incluam os riscos psicossociais no seu Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). A partir de 2026, inclusive, o descumprimento pode gerar consequências judiciais e aumento de custos com encargos e seguros, além de ações trabalhistas.
Veja 7 ações práticas e acessíveis para fomentar a saúde mental na empresa
Área de descanso
Um espaço silencioso e confortável com sofás, plantas e iluminação suave para pausas rápidas durante o expediente pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a produtividade.
Rodas de conversa com psicólogos
Encontros mensais com especialistas promovem acolhimento e ajudam a lidar com ansiedade, estresse e conflitos.
Receba novidades por e-mail
Ao preencher e enviar o formulário, você concorda
com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Campanhas de detox digital
Promova o uso consciente da tecnologia no ambiente de trabalho para melhorar o foco e reduzir a exaustão mental.
Comunicação não-punitiva
Crie um espaço seguro para os colaboradores falarem sobre desafios sem medo de retaliação. Isso pode auxiliar a reduzir os casos de burnout na empresa.
Convênio com farmácias
Parcerias com redes locais podem oferecer descontos ou facilidades de pagamento aos colaboradores, sem custo para a empresa.
Biblioteca compartilhada
Um espaço coletivo de livros para estimular a leitura pode contribuir para o bem-estar e a criatividade no ambiente de trabalho.
Convênios com faculdades
Descontos em cursos para colaboradores e familiares podem ser uma forma eficaz de cuidar da saúde mental por meio do desenvolvimento profissional.
Colaborador