Vinícius Rodrigues Vieira, professor de Economia da FAAP e RI da FGV, vê uma contradição no discurso “Make America Great Again” do presidente Donald Trump.
Sua avaliação é de que, ao que tudo indica, o caminho que Trump tem adotado para orientar sua política econômica o levará a “abalar […] aquele que é ainda o principal pilar da força americana no mundo que é a força do dólar”.
Vieira apontou ao WW desta quinta-feira (17) que o republicano foi na contramão de “conhecimentos acumulados” sobre comércio exterior ao elevar as tarifas de importação para tentar fortalecer a indústria norte-americana.
Da mesma maneira, o professor acredita que Trump está nadando contra a maré dos presupostos de uma política monetária estável ao bater de frente com o chair do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell.
“Trump, como nos já vimos em outras ocasiões — das tarifas, da imigração, do serviço público americano, de direitos consagrados […] –, jé deu mostra que […] vai às vias de fato. [Trump] demonstrou que está disposto a comprar as brigas políticas necessárias”, ponderou Vieira.
O professor ressalta que não se sabe ao certo quais seriam os meios pelos quais o presidente dos EUA poderia violar a independência do Federal Reserve sem passar por cima da lei, e indica também que para Trump fazer prevalecer sua visão sobre a política monetária, ele teria de fazer uma “revolução na administração do Fed como um todo”.
Mas pontua que “mesmo presupostos mais antigos que a própria existência do Fed” estão em risco sob a gestão do republicano.
Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda