Em entrevista ao portal LeoDias, a dentista Ilana Marques comenta o problema enfrentado pelo surfista e ex-BBB, que preocupou seus fãs no último domingo (20/7)
Pedro Scooby surgiu em suas redes sociais, no último domingo (20/7), com o rosto e o olho inchados. Após receber muitas mensagens, o surfista contou o motivo do problema: Uma “limpeza no dente”. “E deu uma reação no canal de onde sai a saliva. Teve reação, ontem ficou inchadão e hoje estou com uma bochechinha de leve. Tranquilo, saindo já”, declarou o também ex-BBB.
Diante do caso do famoso, que preocupou muitos de seus fãs e seguidores, o portal LeoDias conversou com a dentista Ilana Marques, da IGM odontologia para Família, que explica o que pode ter acontecido com Scooby. Além disso, ela faz um alerta sobre os riscos de infecções bucais não tratadas.
Veja as fotos
Pedro Scooby e Cintia DickerFoto/Portal LeoDias

Pedro ScoobyDilson Silva/AgNews

Pedro ScoobyReprodução:/Instagram

Pedro ScoobyFoto: Reprodução/Em Pé com Fernanda Gentil

Pedro ScoobyFoto: @mateusswerneck
“Primeiro, apesar de ele mencionar uma limpeza no dente e sugerir que a reação teria ocorrido no canal por onde sai a saliva, o mais provável é que ele tenha apresentado um quadro de infecção dentária, e não um problema relacionado às glândulas salivares”, afirma a especialista.
Segundo Ilana, o inchaço facial que o marido da modelo Cintia Dicker exibiu é típico de uma infecção periapical ou periodontal grave — ou seja, um abscesso causado por um dente com infecção. “Isso costuma ocorrer quando há cárie profunda ou comprometimento do canal, levando à formação de pus e inflamação intensa, o que pode causar dor e inchaço acentuado”, informa.
Ao contrário do que foi dito, ainda de acordo com a dentista, problemas nas glândulas salivares não costumam causar esse tipo de inchaço facial. “Quando há obstrução de um ducto salivar, o paciente geralmente percebe uma bolinha que incha e desincha na parte interna da boca, especialmente durante as refeições, sem dor intensa ou grande edema externo”, salienta.
“É importante ressaltar que infecções dentárias como a que ele aparentemente teve são sérias e podem evoluir rapidamente se não forem tratadas. Em casos mais graves, a infecção pode se espalhar para outras áreas da face, pescoço e até comprometer vias aéreas, representando risco de hospitalização ou até de morte, em situações extremas”, acrescenta a especialista.
Ilana pontua que a atitude de Scooby, de procurar logo um dentista, fez toda a diferença. “Felizmente, ele buscou atendimento e teve o cuidado necessário — o que é fundamental nesses casos. O alerta que fica é: nunca ignore dor de dente, inchaço ou sensibilidade, mesmo que pareça algo pequeno. A odontologia preventiva e a avaliação precoce fazem toda a diferença para evitar complicações como essa. Fico feliz que ele esteja bem e espero que esse episódio sirva para conscientizar mais pessoas sobre os riscos de infecções bucais não tratadas”, finaliza.