Search
Close this search box.

24/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Fachada de prédio público de 85 metros, em Porto Alegre, será usada como rampa de skate em ação comercial polêmica

Fachada de prédio público de 85 metros, em Porto Alegre, será usada como rampa de skate em ação comercial polêmica


Uma ação inédita promovida pela Red Bull em Porto Alegre tem dividido opiniões nas redes sociais. A marca austríaca vai transformar parte do edifício do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), um dos ícones da arquitetura da capital gaúcha, em uma mega rampa de skate de 85 metros para um projeto de visibilidade internacional.

  • Leia mais: Yago Dora pode conquistar título mundial com apenas uma bateria e se tornar o quinto brasileiro campeão da WSL: ‘Trabalho longo’
  • Bayern de Munique: Time alemão esgota ingressos para toda temporada antes do início do campeonato

A intervenção, que envolve o uso de uma estrutura pública para fins comerciais, despertou críticas de internautas que apontam possível “depredação do patrimônio” e questionam os limites entre incentivo ao esporte e apropriação de espaços públicos.

CAFF – Centro Administrativo Fernando Ferrari do Rio Grande do Sul — Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini

Segundo informações apuradas pelo GLOBO, um skatista multicampeão mundial vai descer pela empena curva da Ala Norte do prédio, em uma manobra radical prevista para acontecer entre os dias 8 e 10 de setembro. A expectativa é de que esse atleta de renome protagonize a descida, com imagens registradas para um projeto audiovisual da marca.

A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre a Red Bull e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e segundo o governo estadual, não vai gerar custos para os cofres públicos.

Em nota oficial, a SPGG afirmou que o projeto está em fase final de análise, e rebateu as críticas afirmando que a proposta “tem como objetivo valorizar o esporte e a cultura no Rio Grande do Sul”. Como contrapartida à utilização do espaço, a empresa se comprometeu a construir duas rampas públicas de skate em locais ainda não divulgados.

A pasta também ressaltou que, por questões contratuais e cláusulas de confidencialidade, alguns detalhes da operação seguem em sigilo até a conclusão das tratativas.

Inclinação da empena do Centro Administrativo Fernando Ferrari do Rio Grande do Sul — Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini
Inclinação da empena do Centro Administrativo Fernando Ferrari do Rio Grande do Sul — Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini

Apesar das garantias do governo, críticas começaram a circular nas redes sociais logo após o anúncio. Usuários questionam o uso de um prédio público, que abriga secretarias estaduais e representa um marco modernista da cidade, para uma ação de caráter comercial.

Há também preocupação com possíveis danos à estrutura e à imagem institucional do local. Por outro lado, apoiadores destacam o potencial da ação para promover o esporte, atrair visibilidade internacional para Porto Alegre e fomentar o uso criativo de espaços urbanos.

Procurada pelo GLOBO, a RedBull não quis se manifestar.



Source link

VEJA MAIS

Santos perde para o Inter e continua na zona de rebaixamento

Na próxima rodada, o time vive um confronto de desesperados contra o Sport, no Recife,…

Corinthians: Dorival fala de Memphis e abre o jogo sobre pressão

O técnico Dorival Júnior, do Corinthians, falou nesta quarta-feira (23), após o empate por 0…

Inter perde para o Santos e é rebaixado no Brasileirão Sub-20

O Inter não fez a sua parte e está rebaixado no Campeonato Brasileiro Sub-20. Na…