Nesta quarta-feira, começam as disputas válidas pelas quartas de final da Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino, em Lodz, na Polônia. Em etapa mata-mata, os primeiros confrontos são entre Itália e Estados Unidos e, depois, entre as donas da casa e a China. O Brasil entra em quadra na quinta-feira, às 15h (de Brasília), contra a Alemanha.
Na primeira fase da VNL, a seleção brasileira teve a segunda melhor campanha (31 pontos), terminando na vice liderança, apenas atrás da Itália (33). A equipe verde e amarela teve 11 vitórias em 12 jogos, tendo experimentado a derrota apenas para a líder da competição, por 3 sets a 0, ainda na primeira semana, em casa, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Caso supere as alemãs, que estão na sétima posição da tabela, o Brasil pegará na semifinal, que acontece no sábado, quem vencer o duelo entre Japão e Turquia. A grande final e a disputa do terceiro lugar estão previstas para domingo.
Convocação para as quartas
O técnico Zé Roberto Guimarães já definiu as 14 atletas que representarão a seleção no duelo contra a Alemanha. Estão escaladas:
Levantadoras: Macris e Roberta
Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
Ponteiras: Gabi, Helena e Júlia Bergmann
Centrais: Diana, Júlia Kudiess e Lorena
Líberos: Laís e Marcelle
O grande desfalque do time nacional é a oposta Ana Cristina, que se lesionou em jogo contra a França na terceira semana da VNL, em Chiba, no Japão. A atleta já passou por uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo, durante a última semana, em Belo Horizonte.
A rodada eliminatória contra a Alemanha será transmitida ao vivo pelo Sportv 2.
#VNL2025: THE FINALS ARE HERE! 🔥🏐
Time for the top 8 teams to fight for the crown!
Here’s the schedule for the Women’s Quarterfinals in Łódź 🇵🇱 — two days, four epic battles. Who’s heading to the semis?
➡️ Visit 1xbet Eng 🔗 https://t.co/us7fKKykYn
📅 Schedule:… pic.twitter.com/oY89bMdyak
— Volleyball World (@volleyballworld) July 21, 2025
*Sob a supervisão de Carlos Corrêa.