Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Educação
  • Governo lança guia com recomendações sobre uso de celulares por crianças e adolescentes

Governo lança guia com recomendações sobre uso de celulares por crianças e adolescentes


O principal objetivo do novo documento é orientar educadores, cuidadores e familiares sobre o uso adequado dos aparelhos; a nova publicação também abordará os riscos associados ao ambiente digital

Freepik/YanalyaGoverno lança guia para controlar o uso de dispositivos entre os jovens

O governo federal lançou nesta terça-feira (11) o guia oficial “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais”, destinado a promover o uso consciente de dispositivos eletrônicos, como smartphones, por crianças e adolescentes. O principal objetivo do novo documento é orientar educadores, cuidadores e familiares sobre o uso adequado de aparelhos digitais. O governo espera que o guia sirva de base para a formulação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção da criança e do adolescente. A nova publicação também abordará os riscos associados ao ambiente digital, incluindo o uso excessivo e a exposição a práticas de violência e crimes.

A elaboração deste guia surgiu da constatação de que grande parte da população migrou para o ambiente online, processo que foi acelerado pela pandemia de Covid-19. O governo busca não apenas regular o tempo de tela, mas também o tipo de uso dos dispositivos eletrônicos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A comentarista Deysi Cioccari, da Jovem Pan News, destaca que o desafio contemporâneo não é apenas do governo, “mas de toda a sociedade, que precisa entender o impacto da tecnologia na formação cognitiva, social e emocional dos jovens. Ela ressaltou que, para ser eficaz, o Estado deve ir além das recomendações e enfrentar diretamente os interesses econômicos que moldam a relação com a tecnologia. Para ela, a iniciativa do governo é válida como estratégia de conscientização, mas precisa evoluir para uma regulação mais abrangente do ambiente digital, garantindo que ele seja um espaço de desenvolvimento e não de exploração.

*Com informações de Marília Ribeiro

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link

VEJA MAIS

Fontes renováveis apoiam sistema elétrico durante recorde na demanda de energia

Os efeitos do intenso calor registrado em grande parte do Brasil têm alterado não só…

Grêmio avança em renovação de contrato com promessa da base

Após desencontros nos últimos meses, o Grêmio conseguiu destravar as conversas para renovar o contrato…

Dona Ruth é acusada de ficar com parte do seguro das vítimas de acidente

Dona Ruth, mãe da cantora Marília Mendonça, voltou ao centro de uma polêmica. Desta vez,…