Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.

Guaíba sobe rapidamente com vento Sul; entenda e veja a previsão

O nível do Guaíba passou a subir rapidamente a partir do meio e do fim da tarde com forte elevação inicialmente em postos de medição mais ao Sul da cidade e que depois se refletiram em subida nas estações de monitoramento por telemetria junto ao Centro Histórico.

Guaíba subia rápido em Barra do Ribeiro no fim da tarde deste domingo | ALEXIA HOPPE

A forte elevação das últimas horas já era esperada e havia sido prevista pela MetSul em seus boletins. Decorre da atuação de vento do quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos que gera efeito de represamento e provoca a elevação súbita e rápida do nível.

Dados mostram que entre o começo da tarde e o começo da noite de hoje, em apenas seis horas, o nível do Guaíba subiu cerca de 30 centímetros, o que é uma taxa de subida muito rápida.

Isso, entretanto, é normal quando ocorre vento Sul. Em episódio de represamento por vento Sul, já vimos incontáveis vezes o Guaíba subir 30 a 50 centímetros em poucas horas.

Felizmente, embora forte, o vento Sul não chega a ser muito intenso no Norte da lagoa. Estações meteorológicas mais ao Sul de Porto Alegre registraram rajadas de 63 km/h no meio da tarde. Fosse vento mais forte, como já se viu no passado em ciclone intensos, a subida teria sido ainda maior.

A expectativa de curto prazo é de manutenção da tendência de alta, entretanto com o passar das horas o ritmo de subida deve atenuar bastante e cessar. Ou seja, o vento Sul não costuma na velocidade que se registra sustentar uma alta por muito tempo e em determinado momento o Guaíba estabiliza e/ou apresenta uma baixa.

Em sua mais recente projeção, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS em seu excepcional trabalho de orientação técnica indica que o máximo deste repique de cheia se daria nesta noite de domingo e no começo desta segunda-feira, podendo atingir pelo cenário pessimista a cota de inundação (que consideram 3,60 metros para o Gasômetro) já neste domingo.

IPH/UFRGS

A nossa avaliação, entretanto, difere parcialmente. O Guaíba estava ainda a cerca de 25 cm da cota de transbordamento (2,75 metros) no começo do noite na régua do Cais C6 da SEMA, que reflete muito melhor a realidade do Cais da Avenida Mauá do que a medição do Gasômetro. Uma vez que a subida tende a se tornar mais gradual com o passar das horas, entendemos como difícil que a cota de inundação seja alcançada ainda neste domingo, mas o começo da segunda exige atenção.

Em nossa avaliação, à medida que o vento mais forte cede a alta não se sustentará sem vazão ao longo da segunda.  E a vazão da chuva do fim de semana ainda está por chegar. Os picos de repique do Caí e do Taquari sequer tinham sido alcançados ainda no começo desta noite de domingo nos vales e o Taquari, que tem muito maior volume de água que o Caí e cujas águas param no Guaíba, ainda se elevava na parte alta da bacia.

Por isso, acreditamos que o pico real da cheia possa ainda acontecer com a chegada da vazão dos rios (principalmente do Taquari) pela chuva deste fim de semana na Metade Norte e cujos volumes ficaram exatamente no intervalo previsto em boletim na sexta-feira da MetSul Meteorologia de 50 mm a 150 mm.

Nesse sentido, esperamos que a vazão dos rios comece a ingressar a partir da tarde ou noite desta segunda-feira e atinja o seu máximo entre terça e quarta, quando deve chegar também a água que se precipitou na parte final do Jacuí com mais de 50 mm em pontos do Vale do Rio Pardo, o que é um volume relevante.

Assim, está mantida a nossa previsão que no melhor cenário (otimista), o Guaíba alcançará marcas próximas do pico da última quarta (ao redor dos 3 metros no Cais Mauá) e no pior cenário (pessimista) atingiria marcas perto ou ao redor dos picos das duas cheias do segundo semestre de 2023 (3,15 metros em setembro de 2023 e 3,45 metros em novembro de 2023 no Cais Mauá). Hoje, sabendo-se o que já choveu, o mais provável é um quadro entre o cenário otimista e da parte intermediária do intervalo das cheias de 2023.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Qual a quantidade diária recomendada da fruta que combate mau hálito?

Um artigo publicado na revista científica Critical Reviews in Food Science and Nutrition em 2020…

ProUni divulga resultado da primeira chamada do segundo semestre

Estudantes selecionados pelo Programa Universidade para Todos devem apresentar documentação às universidades até dia 18…

Por que os pés sentem mais frio que o corpo? Veja o que diz a ciência

Sentir frio nos pés mesmo quando o restante do corpo está aquecido é uma experiência…