Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Hospitais universitários e governo promovem mutirão com mais de mil cirurgias no ‘Dia E’ do SUS

Hospitais universitários e governo promovem mutirão com mais de mil cirurgias no ‘Dia E’ do SUS


Ação conjunta entre Ministério da Saúde e 45 hospitais universitários busca reduzir filas com mais de 7.900 atendimentos previstos em um único dia

Rafael Nascimento/MS‘Será o maior e mais diverso mutirão de cirurgias da história do SUS’, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (2) a realização de um grande mutirão de atendimentos médicos, que ocorrerá no próximo sábado, dia 5 de julho, em todo o Brasil. A ação, intitulada “Dia E”, envolve quarenta e cinco hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, lançado para reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é de que, apenas neste sábado, sejam realizados mais de mil cirurgias, mil e duzentas consultas e cerca de cinco mil e seiscentos exames, totalizando mais de sete mil e novecentos atendimentos especializados em um único dia.
“Será o maior e mais diverso mutirão de cirurgias da história do SUS”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Outras duas edições do mutirão estão previstas para os meses de setembro e dezembro, dentro do mesmo esforço coordenado.
Eficiência e humanização no atendimento. O projeto também conta com a participação ativa do Ministério da Educação, responsável pela gestão dos hospitais universitários.

Segundo o ministro Camilo Santana, o objetivo é otimizar a capacidade dos hospitais públicos universitários, ao mesmo tempo em que se oferece um atendimento mais humanizado à população. “É um esforço coletivo para garantir o cuidado com o paciente, reduzir filas e diminuir o tempo de espera por atendimentos especializados”, afirmou Santana.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Monitoramento inédito da fila do SUS

Na esteira da iniciativa, o governo anunciou ainda a criação de um painel nacional de monitoramento das filas do SUS, que vai permitir o acompanhamento em tempo real dos tempos de espera por consultas, exames e cirurgias. A ferramenta, inédita no sistema público de saúde brasileiro, promete maior transparência e agilidade, e será fundamental para que estados e municípios possam receber apoio federal na organização de sua demanda reprimida. “Queremos aproximar o SUS da experiência que as pessoas têm com os planos de saúde, em relação à agilidade e previsibilidade dos atendimentos”, destacou Padilha.

Atendimento com apoio da rede privada

O programa Agora Tem Especialistas também prevê a contratação complementar de clínicas, hospitais e ambulatórios privados, por meio de credenciamento contínuo, para dar suporte aos atendimentos especializados que não puderem ser absorvidos integralmente pela rede pública.

A expectativa do governo é que a soma de ações como o “Dia E”, o novo painel de monitoramento e as parcerias com o setor privado ajude a reduzir significativamente a fila do SUS ao longo dos próximos meses. A realização do mutirão neste sábado marca mais um passo na estratégia federal de reestruturação do atendimento especializado em saúde, com foco na eficiência, descentralização e cuidado com o cidadão.





Source link

VEJA MAIS

Fazenda atingida por desastre? Saiba como pedir isenção do ITR

Pecuarista, se sua propriedade foi afetada por incêndios, enchentes ou outros eventos extremos que prejudicaram…

Tarifa dos EUA pode impactar PIB em até R$ 175 bilhões

A imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados…

Carballo é novidade na reapresentação do Grêmio

Felipe Carballo foi a principal novidade do treinamento da manhã desta segunda-feira. A atividade, no…