Search
Close this search box.

08/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Região
  • Mundo
  • Israel: Irã está mais perto do que nunca de ter a bomba atômica. Vídeo

Israel: Irã está mais perto do que nunca de ter a bomba atômica. Vídeo


O porta-voz do exército israelense Effie Defrin afirmou que o Irã está mais perto do que nunca de ter bomba atômica. A declaração ocorre após Israel ter realizado um bombardeio no Irã nesta quinta-feira (12/6), o qual as Forças de Defesa de Israel (FDI) definem como um “ataque preventivo”.

“Durante anos, o regime iraniano pediu a destruição do Estado de Israel, planejando e avançando planos militares concretos para fazê-lo. Nos últimos meses, a inteligência mostrou que o Irã está mais perto do que nunca de obter uma arma nuclear”, disse Defrin.

Veja pronunciamento:

O porta-voz israelense destacou que não resta escolha ao país. “Estamos operando contra uma ameaça iminente e existencial. Não podemos permitir que o regime iraniano obtenha uma arma nuclear que seria um perigo para Israel e para o mundo inteiro”, argumenta.

A operação militar desta quinta, segundo Defrin, “é pelo direito de existir aqui, pelo nosso futuro e pelo futuro dos nossos filhos”.

Alvos nucleares

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram o ataque, classificado-o como “preventivo”. Os alvos, segundo militares israelenses, teriam sido instalações “nucleares em diferentes áreas do Irã”. A mídia estatal iraniana, até então, confirmou apenas explosões na capital Teerã.

No texto, as FDI sinalizaram que o ataque pode ser apenas o início de uma campanha contra o rival histórico, no Oriente Médio.

“Em pouco tempo, dezenas de jatos concluíram a primeira etapa [do ataque], que incluiu ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã”, informa trecho do comunicado.

Ameaças nos últimos meses

Há meses, o governo de Benjamin Netanyahu subiu o tom contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças que miravam principalmente o programa nuclear iraniano, considerado um perigo existencial para Israel.

Uma operação militar israelense visando pontos do país chegou a ser abortada em abril, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrar contrário à medida.

Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional, especialmente EUA e Israel. Por isso, Netanyahu afirmou, em outubro de 2024, que uma das prioridades da sua administração seria impedir que Teerã construa uma arma de destruição em massa.

O ataque desta quinta surge dias antes de EUA e Irã anunciarem uma nova rodada de negociações nucleares, previstas para o próximo domingo (15/6), em Omã. Com quase nenhum avanço, uma possível ação militar visando o programa nuclear iraniano já havia sido ventilada, caso Teerã não aceitasse o acordo.

Depois do ataque desta quinta, Israel decretou estado de emergência no país e fechou o espaço aéreo. Isso, porque há alguns dias o Irã se mostrou pronto para retaliar qualquer ataque contra seu território – o que incluiria não só alvos israelenses, como também bases norte-americanas espalhadas pelo Oriente Médio.



Source link

VEJA MAIS

Julinho Casares atualiza caso de cão resgatado em situação extrema na zona leste de SP

Julinho Casares compartilhou uma emocionante atualização sobre o cãozinho resgatado na zona leste de São…

The life swap dream – or a marketing gimmick? The Italian towns selling houses for €1 | Housing

If you could move anywhere, where would it be? This used to be a question…

Rússia avança sobre centro-leste da Ucrânia e reivindica uma localidade na região de Dnipropetrovsk

Essa é a primeira vez desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, que…