João Fonseca vai alcançar mais um feito marcante em sua meteórica ascensão no tênis ao se tornar o mais jovem atleta do Brasil a figurar entre os 50 melhores tenistas do mundo no ranking ATP. Após conquistar duas vitórias em sua estreia na chave principal de Wimbledon, o carioca de 18 anos vai aparecer na 48ª colocação, a melhor de sua carreira até agora, na próxima atualização da lista.
Fonseca ultrapassará uma marca que pertencia a Gustavo Kuerten, ídolo do esporte nacional. Em 1997, Guga entrou no top 50 aos 20 anos e nove meses, após vencer Roland Garros e saltar da 66ª para a 15ª posição. Agora, quase três décadas depois, o jovem tenista quebra essa barreira com dois anos a menos.
A confirmação da nova colocação veio após a eliminação de Marin Cilic nas oitavas de final de Wimbledon. O croata era o único adversário ainda no torneio com chances de impedir Fonseca de alcançar o top 50 na atualização do ranking de segunda-feira, 14, mas foi eliminado pelo italiano Flavio Cobolli.
Com duas vitórias em Wimbledon, João somará 100 pontos no ranking, saltando de 1.016 para 1.116 pontos. Essa pontuação o coloca cada vez mais perto de ser cabeça de chave em Grand Slams, posição reservada aos 32 primeiros do ranking e que traz vantagem nos sorteios das chaves, evitando confrontos com os principais nomes logo nas primeiras rodadas.
Após a eliminação na terceira rodada no All England Club, o foco do jovem talento se volta para a gira norte-americana de quadras duras. Ele disputará os Masters 1000 de Toronto e Cincinnati antes de jogar o US Open, último Grand Slam da temporada, com início marcado para 24 de agosto.