Search
Close this search box.

10/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lula reage a Trump e diz que tarifas serão aplicadas à altura: ‘Reciprocidade econômica’

Lula reage a Trump e diz que tarifas serão aplicadas à altura: ‘Reciprocidade econômica’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quarta-feira (9) à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o governo responderá à medida “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, destacando que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém”.

A nova alíquota, anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, entra em vigor em 1º de agosto e foi apresentada como retaliação ao tratamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente réu por tentativa de golpe. Na carta enviada a Lula, Trump ainda classificou a relação comercial com o Brasil como “muito injusta” e afirmou que o país mantém “barreiras tarifárias e não-tarifárias” que prejudicam os interesses norte-americanos.

Em sua resposta, Lula externou que o processo judicial envolvendo Bolsonaro “é de competência exclusiva da Justiça brasileira” e “não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”. O petista também defendeu o fortalecimento da regulação de plataformas digitais e afirmou que liberdade de expressão “não se confunde com agressão ou práticas violentas”.

Sobre o comércio bilateral, Lula rebateu a acusação de desequilíbrio. Segundo ele, os próprios dados do governo americano mostram que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos acumularam superávit de US$ 410 bilhões na balança de bens e serviços com o Brasil. “Somos um país soberano, com instituições sólidas e independentes”, escreveu.

A sobretaxa imposta ao Brasil foi a mais alta entre as anunciadas por Trump nesta semana e se soma a medidas aplicadas a outros países como Filipinas, Argélia e África do Sul. O presidente americano ainda informou que solicitou ao USTR (representante comercial dos EUA), Jamieson Greer, a abertura de investigação contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA — o mesmo instrumento usado no passado contra a China.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Agência Minas Gerais | Copasa abre inscrições para startups interessadas em desenvolver soluções inovadoras para gestão de faturas

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abre, nesta quinta-feira (10/7), as inscrições para empresas…

Jojo Todynho critica fofocas após demissão de Carol Vaz

Reprodução/Instagram Jojo Todynho critica fofocas após demissão de personal trainer Jojo Todynho usou as redes…

Bugatti Mistral Review 2025, Price & Specs

All engines make some kind of noise. Mostly though they only make one or two…